12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 4

O último post desta série (ver partes 1, 2 e 3) está relacionado ao projeto “Pontos, Linhas e Métricas“: indico aqui três livros essenciais para quem deseja conhecer melhor a análise estrutural de redes sociais.

Análise Estrutural das Redes Sociais, de Vincent Lemieux e Mathieu Ouimet é um livro mais tradicional sobre o tema, escrito por professores do departamento de Ciência Política da Universidade de Laval, no Canadá. No livro se aprofundam em conceitos sobre redes sociais e análise estrutural, técnicas de recolha e tratamento de dados, teorias explicativas que podem ser utilizadas na análise e ainda sete estudos de caso. Todos os casos analisados são de redes “offline”, com coleta de dados também offline, trazendo uma ampla variedade de questões de pesquisa: relações de parentesco, rede sociométrica, capital social, redes de apoio, redes de mobilização, redes de empresa e redes de política pública. É um excelente ponto de partida para quem deseja se aprofundar no tema.

Já uma indicação três-em-um é dos livros dos pesquisadores Albert-László Barabási, Duncan J Watts e Mark Buchanan, respectivamente: Linked, Nexus e Seis Graus de Separação. No Brasil, não por acaso, as três publicações são editadas pela Editora  Leopardo. Os três autores são físicos e procuram mostrar como as dinâmicas de rede estão presentes em praticamente todos os fenômenos naturais e sociais. Barabási, inclusive, posteriormente lançou o livro Bursts – The Hidden Pattern Behind Everything We Do ampliando o debate. Recomendo esta palestra que ele realizou no authors@google.

Porém, destaco aqui o Linked – A Nova Ciência dos Networks, pois Barabási conseguiu gerar uma repercussão maior. Linked é um daqueles livros sobre ciência que procura ser o mais palatável possível, alcançando o grande público. Desse modo, o estilo ficcionalizado, repleto de histórias e anedota ajuda no entendimento. Nos capítulos, explica os principais temas que conseguem alcançar a imprensa, como “seis graus de separação”, “regra 80/20”, “ricos ficam mais ricos” etc.

Por fim, Analyzing Social Media Networks with NodeXL – Insights from a connected world é um excelente manual de como realizar análise de redes sociais com dados extraídos de mídias sociais: Twitter, fóruns, Wikipedia, Facebook e listas de emails. Foi escrito por três dos protagonistas no projeto que criou e desenvolve a ferramenta NodeXL, que o leitor deste blog aprenderá a usar em muito breve.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, uma ótima introdução à análise de redes sociais. Em seguida, um tutorial do NodeXL, mostrando as funções básicas, como calcular e visualizar redes, preparo e filtro de dados e técnicas de clustering e agrupamento. A terceira parte, que é maior, mostra na prática como utilizar o NodeXL para gerar informação, com estudos de caso sobre email, fóruns, Twitter, Facebook, hyperlinks, Flickr, YouTube e Wiki.

Bom, estas foram as indicações de leituras para 2013. Para quem estiver acompanhando o projeto “Pontos, Linhas e Métricas“, estas últimas indicações serão especialmente úteis na nossa jornada. Um bom 2013 cheio de conteúdo pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *