Livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do Estagiário ao CEO” do Scup

Há pouco mais de dois meses o Scup deu de presente para o mercado o livro “Monitoramento Métricas de Mídias Sociais: do Estagiário ao CEO”.

Se possível fosse resumí-lo em 3 palavras, estas seriam: didático, conciso e consistente.

Didático por usar linguagem simples, esquemas, fluxogramas e situações introdutórias na abertura de alguns capítulos, que facilitam bastante a contextualização do assunto a ser abordado.

A difusão e padronização de determinados termos do mercado dão um ar de seriedade e verossimilhança com o dia a dia dos processos de monitoramento e métricas, necessários para manter a credibilidade da empresa e segurar o público acima dos 25 anos. A consistência, obviamente, fica por conta de todo conteúdo abordado.

Um dos principais diferenciais é que para falar de assuntos peculiares do mercado brasileiro o Scup conversou com ninguém menos que os profissionais, que lidam diretamente com os melindres das suas áreas de atuação. A ideia em si de convidar o mercado para participar do processo já é um grande avanço e o resultado, posso afirmar, que foi bastante satisfatório.

Destacarei aqui o que pode ser tirado de proveito para os estágiarios e os CEOs do mercado:

 

Aos Estágiários e Profissionais do Mercado

Padronização de termos, níveis de maturidade e ciclos de mídias sociais (smc):

Posso dizer que o livro aborda estes temas, que formam a base dos processos de monitoramento e métricas, com tamanha clareza e lucidez que é possível desmitificar toda complexidade que alguns vendem aos quatro ventos por aí.

Outro ponto positivo é o uso e abuso, no bom sentido, é claro, de tabelas para facilitar a implementação de alguns processos.

A abordagem e a contextualização dos níveis de maturidade das empresas e dos ciclos de mídias sociais (smc) acompanham o leitor por todo o livro e reforçam o conceito de que não há certo ou errado, o que vale é a adequação à realidade da empresa.

Aos CEOs

Aculturamento:

É corriqueiro vermos a ânsia de algumas empresas em ‘entrar’ nas redes sociais, metralhar conteúdo para tudo quanto é mídia social existente na internet, mas depois que o efeito ‘summer romance’ com as mídias sociais passa a preocupação fica. Como saber o que falam de mim na vastidão da web, questionam-se as empresas?

Justamente para evitar esse inchaço nocivo, o livro também é direcionado e recomendável para CEOs. A iniciativa de fomentar e, de certa forma, padronizar algumas culturas peculiares à área, como, por exemplo, a importância de criar aculturamento de monitorar, analisar, medir e difundir conhecimento é de grande importância para o mercado.

Além dessa grande iniciativa, o livro também ressalta a necessidade de o CEO olhar além de “o que falam da minha marca” para estar atento às possibilidades de criação de soluções estratégicas a partir dele.

Conclusão:

Como o próprio título sugere, não há a pretensão de ser ‘bíblia’, ‘guia definitivo’ ou outras maluquices que vemos por aí. Com esse livro, o Scup deu um baile e um passo a frente na concorrência, no quesito referência em desenvolvimento e fomento do mercado.

* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.

2 comentários sobre “Livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do Estagiário ao CEO” do Scup

  1. Pingback: Resenha livro “Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do Estagiário ao CEO” | maripublicis

  2. Pingback: Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO – insightee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *