12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 3

Nesta postagem da série (ver parte 1 e parte 2), vou indicar mais três livros especialmente úteis para quem trabalha com monitoramento e business intelligence.

 

Informação em Marketing  – utilização da tecnologia da informação como diferencial em estratégias de marketing é uma coletânea de trabalhos organizada por Alexandre Luzzi L’as Casas e Maria Tereza Garcia. Apesar de trazer contribuições de outros 13 autores, a obra é organizada de forma coesa e abrangente, trazendo desde a conceitualização da informação como instrumento de comunicação, passando pela construção de Sistemas de Informação de Marketing até aplicações específicas. Os diversos autores trouxeram experiências de coleta e manejo de informação em várias áreas, como diferenciação em tecnologia, bancos, endomarketing etc.

Inteligência Competitiva – Como fazer IC acontecer na sua empresa é um trabalho de Alfredo Passos, com apoio do Competitor Intelligence Commitee. O autor é uma das referências brasileiras na área, sendo o escritor com mais trabalhos sobre “inteligência competitiva” em sentido estrito, responsável também por manter um interessantíssimo blog sobre o tema.

Passos procura cumprir o que promete o subtítulo: ensinar a implementar inteligência competitiva na empresa. Para tanto, mostra as aplicações possíveis da inteligência competitiva, seu escopo, como criar a cultura de geração de inteligência, ferramentas analíticas, perfil do profissional e o desenvolvimento de produtos de IC.

 Comportamento do Consumidor, de Roger D. Blackwell, Paul W. Miniard e James F. Engel é uma das principais referências no assunto para o ensino desta área. As suas 600 páginas compõe 16 capítulos em cinco partes: Introdução ao Consumidor e Pesquisa do Consumidor; Processo de Decisão de Compra do Consumidor; Determinantes Individuais do Comportamento do Consumidor; Influências Ambientais no Comportamento do Consumidor; e Influenciando o Comportamento do Consumidor.

Cada capítulo traz um amplo conhecimento da matéria, trazendo também cases internacionais, referências, bibliografia e cases.

Um comentário sobre “12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 3

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