Plataformas de Criação e Customização de Gráficos para Uso Profissional

Em seu livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins, analisa a produção de conteúdo e a disseminação em multicanais, se baseando em 3 pilares: convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa. Para se aprofundar ou relembrar, resenha do livro aqui.

Tomando como base os fundamentos de Jenkins, analisei quatro plataformas de customização de gráficos sob a ótica de que qualquer pessoa pode produzir, editar e disseminar conteúdo de qualidade, pois a tecnologia está a nosso favor para viabilizar e otimizar este processo.

As plataformas aqui analisadas são voltadas para profissionais de marketing e estudantes de graduação, tendo como premissa básica customizar gráficos, tornando-os visualmente atrativos, possibilitando sua publicação.

 

As quatro plataformas são:

ImageChart

Apesar de ser um produto Google é bastante limitada, permitindo apenas que o usuário edite seus dados, com opções de templates pouco modernas. Sua plataforma não é nada atraente, mas de um modo geral atende ao propósito da customização. Para concluir,  tem como ‘bônus’, no rodapé da plataforma, um link que direciona para um grupo de discussão. Para ter acesso, basta ter uma conta Gmail.

Infogr.am

Com o próprio nome sugere, bem à grosso modo, é o Instagram dos infográficos. A plataforma ‘vende’ simplicidade, praticidade e beleza. É integrada às redes sociais e possibilita, além de login via facebook e twitter, publicação de infográficos diretamente no perfil de usários nas mídias sociais. Inteiramente gratuita, fácil de navegar, didática, tem templates bastante modernos e encanta pelo visual.

Venngage

Se assemelha ao Infogr.am no quesito modernidade e simplicidade. Contempla 2 produtos distintos, um direcionado aos profissionais de marketing e outro para publishers(em construção). É parcialmente gratuita, pois permite customização dos gráficos, mas para publicar o usuário deve ter conta pro, premium ou enterprise, cujo os preço variam de $99 a $499 dolares por mês. No quesito prestação de serviços, se assemelha às ferramentas de monitoramento plenos, pois oferece dados estatísticos das publicações; otimização de buscas e engajamento do infográfico. Apesar de ‘forçar’ upgrade da conta gratuita para conta paga, não tem opção teste. Diante destes fatos, me pego pensando com meus botões, de que adianta produzir um lindo infográfico se não poderei publicá-lo livremente?

Many Eyes

Desenvolvida pela IBM, esta plataforma vai além da customização e publicação de infográficos, pois funciona como uma rede social sobre os estudos publicados dentro da plataforma. Um dos diferenciais é o “topics centers”, um fórum de criação e produção de conteúdo colaborativo.

Ao acessar pelo primeira vez esta plataforma a impressão que se tem é que a IBM prezou pelo conteúdo em detrimento da beleza, se comparado com a Infogr.am e Venngage. Na ferramenta de customização também tem diferencial, em comparação as demais plataformas analisadas, já que o usuário tem a opção de customizar temas pré-cadastrados, como por exemplo, top 10 Facebook users no mundo ou números do filme Prometheus.

* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.

2 comentários sobre “Plataformas de Criação e Customização de Gráficos para Uso Profissional

  1. Oi, Mariana.

    Muito legal as dicas. Não conhecia a da IBM.
    Uma outra ferramenta que disponibiliza gratuitamente modelos de gráficos (Powerpoint e Excel) para customização é o Chart Chooser da Juice Labs (http://bit.ly/LzHyYY).

    Tem um blog interessante com várias dicas sobre apresentações que conheci hoje que disponibiliza um documento com dicas de quais gráficos utilizar adequando ao conteúdo. Serve para aquelas pessoas que até mesmo em um relatório gostam de utilizar diversos gráficos dando mais foco ao visual que aos dados. http://bit.ly/MQBCKX

    Abraços!

  2. Oi Geisa, que bom que gostou!
    Obrigada pelas infos, não conhecia o Juice Labs, me parece ser tão bom quanto os que analisei no post. Gostei bastante do blog que dá dicas sobre adequação do gráfico ao conteúdo.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *