Identificando Histórias de Consumo Através do Monitoramento

Que brasileiro é apaixonado por internet, não temos dúvida. Digo isto porque estudos não faltam para comprovar esta afirmativa. Cito os brasileiros por serem apontados numa pesquisa feita pela GFK como os usuários de internet que mais se relacionam com marcas nas mídias sociais. A pesquisa revela que 30%, dos 80 milhões, de usuários no Brasil utilizam redes sociais para  reclamar ou recomendar marcas.

Partindo deste fato, é que as histórias de consumo são construídas. Certamente você já topou,  ou vivenciou, alguma situação que envolvesse as marcas e o contexto em que ela estão inseridas. Indo um pouco mais além, ouso afirmar que você também tem suas preferências e paixões por determinada marca, afinal, amamos consumí-las.

Para ilustrar, trago uma situação fictícia, mas bem comum de ser presenciada nas redes sociais. Alice é uma jovem designer, 25 anos, adora cinema, música eletrônica e trabalha numa agência de publicidade. Alice está achando que seu aparelho de celular está ultrapassado e quer trocá-lo por um smartphone. Após pesquisar em diversos sites, fica em dúvida entre as marcas Delta e Ômega e aí começa a saga. Alice a partir deste ponto não quer mais saber as especificações técnicas, ela quer saber de outros consumidores, o que os motivou a comprar determinado aparelho. Para saber o que procura, explica nas redes sociais sua situação e pede ajuda primeiramente a seus amigos. Não contente, Alice parte para às comunidades de seu interesse nas redes sociais, abre “off topics” e posta suas dúvidas. Satisfeita com as opiniões favoráveis à marca Ômega, finalmente Alice faz sua escolha.

Dentro desse contexto, se torna mais do que necessário monitorar as conversações entre consumidores na internet. Atualmente as marcas podem dispor de um bom aparato tecnológico e de qualificação profissional para realização de um monitoramento completo. A junção destas duas forças potencializa os dados, transformando-os em resultados consistentes e deve ter como principal objetivo otimizar o relacionamento com o consumidor.

* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.

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