O papel da estrutura e design nos padrões de interação social nas Mídias Sociais

Layout, design de interação, recursos, ferramentas, constrições e aberturas das mídias sociais exercem um papel importante no volume, formatação, direções e tipos das interações sociais nestes espaços.

Uma apresentação interessante sobre o assunto é a The Impact of Social Model, de Luke Wroblewski. Apresentada no IDEA2009, a apresentação parte da hipótese de que modelos sociais interferem na colaboração e produção em mídias sociais. Segundo o Wrobleski, o tipo de “modelo social” (sem relacionamento, comunidade, grupo, simétrico ou assimétrico) pode explicar a concentração de colaboração e produção de conteúdo encontrada em algumas das mídias sociais analisadas. Clique na imagem para baixar o pdf:

social models lukeW

Já o artigo “The Virtual of Social networks: a comparative analysis of Facebook, LinkedIn and ASmallWorld” analisa como as estruturas destes três sites de redes sociais influenciam quatro campos: a confluência entre o público e o privado; auto-apresentação em espaços públicos e privados; comunidades de interesses, inclusão e exclusão; desenvolvimento de normas comportamentais. A autora Zizi Papacharissi mantem em seu site a listagem de sua produção acadêmica:  http://tigger.uic.edu/~zizi/Site/Research.html

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