Monitorando Mídias Sociais: Ferramentas, Características e Implicações

O artigo “Monitoring Social Media: Tools, Characteristics and Implications“, escrito por Mikko O. J. LaineChristian Frühwirth, foi publicado no evento Software Business – First International Conference em 2010. Segue o resumo:

The proliferation of social media is opening up new possibilities for companies to increase their awareness of openly expressed consumer sentiment about themselves and their competitors. In this paper a wide variety of software tools designed for monitoring social media are reviewed. Definitions for relevantconcepts are given. Several tool characteristics are evaluated including analyzable social media types and language support. The main finding is that the tools offer a wide coverage of social media, but vary significantly in other characteristics with notable room for improvements. Therefore, careful judgment should be exercised when selecting the right tool for a particular use.

Os autores dão considerável foco aos recursos das ferramentas neste artigo. Com um mapeamento entre setembro de 2009 e fevereiro de 2010, os autores prepararam uma lista comparativa dos softwares da área:

Apesar de interessante, a comparação é bastante limitada. Os autores avaliaram se os softwares: coletam diferentes tipos de conteúdo; classificam geograficamente; estabelecem histórico; permitem análise de sentimento; além de custo e línguas. Como os próprios Laine e Frurwirth explicam, devido às características técnicas, alguns softwares são mais aplicáveis a monitoramento ativo e outros a análise de dados. Reconhecem a limitação do trabalho, quando dizem que “Further research should concentrate on a specific area on these tools, such as usability, andsolidly relate the findings to the existing theory base and thus offer a deeper theoretical perspective”. De qualquer modo, é um artigo que merece ser lido (apenas seis páginas) e aprofundado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *