Acaba de ser publicado na revista Comunicação & Mercado, da Unigran, um artigo que produzi no final do ano passado, com a análise de quatro aplicativos publicitários que utilizam recursos persuasivos de análise de informações sociais: First Times (patrocinado pela Virgin), Museum of Me (patrocinado pela Intel), Sociorama (patrocinado pela Itautec) e Você é Mais do Que Você Imagina (patrocinado pela CocaCola). Para tanto, utilizei conceitos e uma matriz analítica que desenvolvi na minha pesquisa de mestrado junto a referencial teórico do interacionismo simbólico e captologia.
Segue o resumo:
O presente artigo realiza a análise de quatro aplicativos de análise de informações sociais (RIBEIRO e SILVA, 2012; SILVA, 2012) com fins publicitários, a partir das colaborações da captologia (FOGG, 2002, 2008) e do conceito de auto-apresentação (GOFFMAN, 1989, 2010; SCHLENKER, 2003). Busca-se um entendimento de como tais aplicativos estão se tornando um modo bastante particular de comunicação publicitária online, através da identificação de características e affordances destes softwares que se adequam ao atual panorama de mídias pós-massivas (LEMOS, 2009) e dos sites de redes sociais (BOYD e ELLISON, 2008).
Para acessar, confira o site da revista em www.unigran.br/revistas/mercado ou o artigo direto.