12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 2

Continuando a série de postagens com dicas sobre livros para 2013, trago aqui três publicações que serão especialmente úteis para analistas e gerentes de monitoramento e pesquisa em mídias sociais.

O primeiro livro neste post chama-se Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO. Foi escrito por Diego Monteiro, sócio-diretor da plataforma Scup, e por Ricardo Azarite, ex-scup e atual head de mídias sociais da Kekanto. É o primeiro livro impresso sobre monitoramento do país (o primeiro e-book, organizado por mim, também tem a participação de Monteiro) e uma obra útil, abrangente e rigorosa. Os autores entrevistaram mais de duas dúzias de professores, profissionais de marketing e mídias sociais de empresas como Netshoes, Coworkers, New Vegas, Vivo, dp6, Riot e Wmccann,entre outras. São dez capítulos que vão da introdução sobre as mídias sociais, passa por níveis de maturidade das empresas e chega ao ferramental prático: definição de métricas, planejamento de monitoramento, aculturamento de empresas e métodos de análise.

Como sempre defendo, o monitoramento é um ferramental útil para diversas práticas e serviços, mas seu grande talento é permitir que profissionais gerem inteligência de mercado a partir das conversações realizadas nas mídias sociais. Portanto, o livro Inteligência de Mercado – conceitos, ferramentas e aplicações é altamente indicado para profissionais que estão buscando este objetivo. Foi organizado por Edilberto Camalionte e Adolfo Fontes, profissionais da área que são também professor e formado pela FIA – Fundação Instituto de Administração, respectivamente. Junto a estes dois organizadores, outros doze autores fazem parte da concepção do livro. São três partes: Conceitos e definições essenciais para se construir inteligência; Ferramentas práticas que podem ser imediatamente aplicadas; Aplicação de conceitos e ferramentas e análise de resultados – casos e exemplos práticos.

Por fim, ainda relacionado ao novo e incrível leque de possibilidades do monitoramento e inteligência de mercado em mídias sociais, indico o livro Gestão do Processo de Desenvolvimento de Serviços. Os autores apresentam em primeiro lugar a importância, conceitos e tipologia do setor de serviços. Em seguida, apresentam diversos modelos de referência para desenvolvimento de produtos e serviços. A partir daí, detalha os vários passos no desenvolvimento de um serviço: planejamento estratégico, projeto da concepção, projeto do processo, projeto das instalações e validação e lançamento. Nos últimos três anos tive duas experiências muito bem sucedidas de criação e expansão de setores de monitoramento e pesquisa de mídias sociais em duas agências. Na última delas, a organização da matriz de serviços oferecidos pela agência teve certa influência dos aprendizados que obtive com este livro.

Em breve, indicação de mais livros. Acompanhe!

2 comentários sobre “12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 2

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