12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 1

Continuando a série de posts que já fiz em 2010 (ver partes 1, 2, 3 e 4), 2011 (ver partes 1, 2, 3 e 4) e 2012 (ver partes 1, 2, 3 e 4), vou continuar a indicar alguns livros que podem expandir os horizontes para os profissionais de comunicação digital e mídias sociais. A ideia é indicar 12 livros para serem consumidos ao longo do ano: um por mês é um número justo e produtivo. :)

O livro Mídias Sociais – Saberes e Representações é fruto do primeiro Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, organizado pelo GITS – UFBa em 2012. O evento reuniu centenas de pesquisadores de todo o Brasil que, durante dois dias no Poscom/UFBA, debateram em conferências e grupos de trabalho o estado da pesquisa e tendências sobre o pensamento em torno das mídias sociais.

Quatorze artigos selecionados do evento foram impressos no livro organizado por José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão e por mim. Entre os trabalhos, estão textos como “Entre o Ser e o Estar: a representação do eu e do lugar no Foursquare“, “Compras Coletivas: uma análise exploratória de sua utilidade para as empresas anunciantes” e “Interatividade e participação em contexto de convergência midiática”. O livro está disponível para venda em diversas livrarias, como a Cultura.

 Acompanhem o blog do GITS para aproveitar as excelentes discussões propostas e saber da publicação da próxima edição do livro, prevista para 2013, com artigos da segunda edição do evento.

A Conversação em Rede – Comunicação Mediada pelo Computador e Redes Sociais na Internet é o terceiro livro da Raquel Recuero, que anteriormente já publicou sobre o tema Redes Sociais na InternetMétodos de Pesquisa para Internet (com Adriana Amaral e Suely Fragoso).

Desta vez, Recuero se debruça sobre o ato interacional da conversação, tão central nas redes sociais na internet. Para tanto, realiza resgate histórico do que já foi dito sobre conversação, escrita, campos públicos e privados, conceito de presença, contexto e a própria estrutura de redes. A análise estrutural de redes é uma metodologia apresentada e empregada pela autora para analisar alguns cases, com as conversações em torno das hashtags #GTCiber e #BeloMonte, além da morte de Amy Winehouse e a comoção em torno do massacre de Oslo.

Organizado pelos pesquisadores Thiago Falcão e Luiz Adolfo Andrade, Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos,   Comunicação e Experiência Social é composto de 12 artigos com temas emblemáticos na pesquisa acadêmica sobre jogos eletrônicos e comunicação. Dividido em três partes, “Jogos Eletrônicos e Redes Sociais”, “Jogos Eletrônicos e Experiência Urbana” e “Mundos Virtuais”, a publicação traz textos de autores muito reconhecidos na área, como André Lemos, Raquel Recuero e Suely Fragoso. Além dos artigos, cada um destes três pesquisadores abre cada capítulo com um texto introdutório bastante esclarecedor.

Com tiragem quase esgotada, a publicação foi disponibilizada para download pelos organizadores: http://thiagofalcao.info/?p=789

Assine o feed do blog para não perder os próximos posts, que indicarão livros sobre monitoramento e inteligência de mercado, teoria ator-rede e pesquisa.

2 comentários sobre “12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 1

  1. Pingback: 12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 3 | Social Business Intelligence

  2. Pingback: 12 Livros para o profissional de mídias sociais ler em 2013 – parte 4 | Social Business Intelligence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *