População baiana recorre ao Twitter durante a Greve da Polícia Militar

Em monitoramento sobre a recente Greve da PM na Bahia, publicado pela CDLJ Publicidade, criativa agência soteropolitana que acompanho desde os primórdios de minha carreira, 88% das menções foram feitas no Twitter. Vejam o detalhe do infográfico e cliquem para ver todo:

monitoramento greve PM da bahia


Webinar sobre inteligência digital no S+ Entrevistas: assista a gravação

O webinar com o pessoal da S+ aconteceu nesta última terça-feira. O vídeo da gravação pode ser conferido abaixo:

2:00 Apresentação.
7:00 Sobre o estudo.
10:20 Quando que você colocou toda essa base acadêmica em prática?
12:30 Case Reclame Aqui Hotéis: Reclamações de Hotéis, pessoas que tiveram problemas além do operacional.
15:25 Como o estudo é aplicado na prática, como é feita essa transição?
19:40 Quais as diferenças do Big Data e monitoramento em mídias sociais?
20:50 Explicando Big Data.
24:30 Como você classifica o seu trabalho? Como se classificam os grupos (Analytics, Menções, entre outros)?
36:00 Quais ferramentas são usadas para fazer o monitoramento? Programas específicos?
48:00 Como captar os clientes com esse conhecimento e ferramentas?
55:45 Qual a metodologia de análise de redes? Você usa o Gephi?
1:03:55 Você pode explicar a relação entre objetivos, metas, KPI’s e métricas?
1:07:50 Como convencer um cliente regional a monitorar a rede e quais ferramentas mais baratas podem ser usadas?
1:12:00 Qual a melhor rede social para você?
1:15:50 Qual é a melhor agência que entrega um trabalho de monitoramento no Brasil?
1:18:56 Últimas palavras.

Outros vídeos com palestras e debates estão organizados em playlist no meu canal YouTube.


Cientista de Dados: o construtor do futuro

Artigo de Wil M. P. van der Aalst, da Eindhoven University of Technology, apresenta um resumo de como a “ciência de dados” está definindo os potenciais futuros na produção de conhecimento. A premissa do que está se construindo é que “dados sobre tudo, em qualquer momento, em qualquer lugar” estão sendo coletados.

Avanços tecnológicos e metodológicos com a internet como centro são os principais motivadores deste panorama, que reúne quatro tendências interdependentes: a internet do conteúdo, a internet das coisas, a internet das pessoas e a internet dos lugares. Produção e coleta de dados por pessoas, dispositivos, sensores e algoritmos podem ser percebidos como eventos e indicadores de eventos, permitindo a identificação dos mais diferentes acontecimentos, tendências e informações.

O artigo “Data Scientist: The Engineer of the Future” pode ser baixado na Springer:

ciencia de dados


Webinar sobre inteligência e pesquisa em mídias sociais: 15 de abril às 22 horas

No dia 15 de Abril vou fazer um webinar/entrevista para o pessoal do Social Plus. Será feito através do hangout do Google e ficará disponível, em seguida, no YouTube. É uma boa iniciativa que já teve gerou hangouts muito legais, com gente bacana como a Dani Rodrigues (Planejamento) e o Fábio Prado Lima (Facebook Ads).

social plus - inteligencia digital

Social Plus | Inteligência Digital com Tarcizio Silva.
Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, às 22h, No Hangouts on Air | Ao Vivo
>>> https://www.youtube.com/watch?v=UADxclbhbU4<<<

+ Inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/user/socialplusbr
+ Participe do Grupo: https://www.facebook.com/groups/SocialPlusGroup/