Entrevista com Gabriel Ishida

eu profissional 2013 paulistaContinuando com a série de entrevistas com palestrantes/professores do Social Analytics Summit 2014, hoje temos um papo com o Gabriel Ishida, que é Cordenador de Social Intelligence na dp6, além de produtor de muito conteúdo sobre a área em seu blog Midializado, SlideShare ou na escola Atlas Media Lab.

Com este atual domínio do Facebook, como o profissional pode descobrir em quais outras plataformas e mídias sociais vale a pena investir?
Acredito que o monitoramento em mídias sociais pode fornecer bons indícios para se investir em outras plataformas. Configurar a ferramenta para buscar menções em outras redes e verificar o comportamento que o público mostra em cada uma é uma forma inicial de se entender até qual abordagem e estratégia fazer em cada canal.

O que você acha que é essencial para um profissional que deseje se especializar em mensuração de resultados?
Acho que a melhor forma de se aprender é tendo contato com alguém do mercado e, junto com isso, trabalhando na área. Muitas pessoas acreditam que lendo, pesquisando e acompanhando o trabalho de outras pessoas é o suficiente, mas hoje vejo que é muito importante para o aprendizado a pessoa trabalhar na área e ter um bom tutor. Se por acaso não tem oportunidades de trabalho, busque fazer relatórios para seus projetos ou de amigos e busque saber a opinião de profissionais. Assim, você vai construindo portfólio e bagagem para concorrer a uma vaga.

Tem algum caso que você poderia citar no qual alguma métrica ou dado menos comum foi decisivo para alguma estratégia, ação ou decisão?
Certa vez, criamos a métrica “Usuários convertidos” para mensurar quantas pessoas mudaram de ideia positivamente sobre a marca. Era necessário saber se os esforços realizados estava mudando a imagem da marca ou se mantinham negativas no buzz. Com isso, a comunicação da marca se acertou e começou a mudar as opiniões das pessoas.

Qual a sua expectativa com relação ao Social Analytics Summit 2014? Pra deixar o pessoal do SAS mais curioso, pode falar um pouco sobre o que você vai apresentar no workshop?
Tenho certeza que manterá a qualidade das edições anteriores e continuará a ser referência para nós, profissionais de métricas e monitoramento. No meu módulo do workshop, trabalharei o que chamo de “raciocínio horizontal em métricas”, ou seja, a pessoa olhar uma métrica e pensar o que ela impacta, como ela é influenciada e como ela trabalha com outras métricas. Além disso, buscarei mostrar outras formas de análise e outras possíveis visões dentro de métricas no Facebook, Twitter, etc que podem ser úteis para o profissional.

Para acompanhar todas as entrevistas do #SAS2014, fique de olho aqui e no blog da Priscila Marcenes.


Entrevista com a pesquisadora Andrea Hiranaka

Hoje trago para vocês uma entrevista com a Andrea Hiranaka, Gerente na Ipsos SMX (Social Media Exchange). Com grande experiência em pesquisa nas mídias sociais, Hiranaka participará de uma mesa sobre o tema no Social Analytics Summit 

andrea hiranakaQual o seu caminho percorrido para trabalhar com pesquisa em mídias sociais?
Apesar de formada em Relações Públicas, comecei a carreira e sempre trabalhei com pesquisa de mercado. Por curiosidade e interesse em inovação e tecnologia, conheci uma empresa especializada em monitoramento de mídias sociais, a E.Life, e vi a oportunidade de unir as duas coisas. A oportunidade rolou e entrei na empresa em 2008 como analista. Desde então passei por algumas vagas sempre transitando entre pesquisa tradicional, pesquisa online e monitoramento. Hoje sou gerente da área SMX (Social Media Exchange) da Ipsos.

Em quê a pesquisa em mídias sociais se diferencia, para o bem e para o mal, de outros tipos e modalidades de pesquisa?
A pesquisa em mídias sociais é um complemento fantástico para a pesquisa tradicional. Ela traz a oportunidade de estudar as opiniões espontâneas dos consumidores, a entender o relacionamento do consumidor com a marca no momento do ponto de contato e complementar os dados numéricos com falas reais. Além disso, por ser um tipo de pesquisa prática e rápida, ela traz velocidade à construção de conhecimento.
Contudo, a falta de dados de perfil dos pesquisados (seja demográficos ou atitudinais) e a impossibilidade de explorar mais profundamente alguns pontos faz com que seja preciso algum outro tipo de abordagem de pesquisa para conseguir trazer uma resposta completa às questões das empresas.

Você pode nos compartilhar um case em que a pesquisa qualitativa foi crucial para o desenvolvimento de alguma estratégia do cliente ou que a descoberta com a pesquisa tenha gerado informações particularmente úteis/aplicáveis?
Infelizmente não vou poder abrir um case com resultados por conta de confidencialidade, mas vou trazer alguns exemplos de aplicações com objetivos de negócio. Na Ipsos, nossa metodologia se chama Social Business Intelligence, ou seja, desde a sua concepção tem como objetivo entregar informações acionáveis para as empresas.

Qual a sua expectativa com relação ao Social Analytics Summit 2014? Pra deixar o pessoal do SAS mais curioso, pode falar um pouco sobre o que você vai apresentar no evento?
No Social Analytics Summit 2014 vou falar sobre como uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, a ipsos, está trabalhando com o monitoramento e como estamos usando a bagagem de experiência e know-how da pesquisa tradicional para elevar o Social Listening para outro patamar. Estou com boas expectativas do evento. Espero que a gente consiga fazer um bom debate, que a gente traga novas discussões para o mercado. Espero que gostem!

 

Em breve mais entrevistas com os palestrantes do #SAS2014, aqui e no blog da Priscila Marcenes.


Conferência sobre Twitter acontecerá neste sábado 25 de outubro

Se o Twitter é um dos melhores amigos do pesquisador em comunicação digital e dos analistas de monitoramento, o mesmo não pode se dizer do mercado de mídias sociais de modo geral, que praticamente só teve olhos para o Facebook nos últimos tempos. Porém, 2014 está se tornando um marco na correção desta miopia.

Nada mais apropriado, então, do que um evento dedicado à plataforma do nosso querido pássaro azul da informação e conversão ágeis, rápidas e mundiais. A conferência Twitter Summit acontecerá neste sábado, 25 de outubro, na Faculdade Cásper Libero. Ainda dá pra se inscrever:

twitter summit

 


Monitoramento de Mídias Sociais: segmento de viagens

Publicamos, na Social Figures, um whitepaper realizado pela Priscila Marcenes sobre Monitoramento de Mídias Sociais no Segmento de Viagens.  Convidamos a profissional, atualmente coordenadora de social intelligence e pesquisa na AD. Dialeto, para escrever o documento, que traz interessantes insights sobre o segmento, como o esquema abaixo. Clique para visualizar e baixar:

monitoramento para o segmento de viagens