Tendências, coisas e descrição social em Erner, Perec, Becker e Manovich

sociologia-das-tendenciasO que compõe uma tendência? O livro “Sociologia das Tendências“, de Guillaume Erner busca responder a esta importante questão com rigor científico, baseado em referencial sociológico e sua experiência de dezenas de anos como pesquisador.

Apesar de seu foco estar na moda, assim como a editora Gustavo Gili, o livro deveria ser lido por qualquer comunicador interessado em entender como preferências por estilos, produtos e comportamentos flutuam ao longo do tempo.

O primeiro capítulo, então, busca definir tendências e seus vários níveis de tipologia, como não comerciais x comerciais; tendências confidenciais x massivas; funcionais e não-funcionais; ideológicas e não ideológicas. Quanto a esta última, traz um insight que explica parte da dificuldade de transformar o estudo de tendências em aspectos objetivamente mensuráveis ou pesquisáveis:

“as tendências ideológicas, a exemplo das tendências funcionais, obedecem a ‘boas razões’ que o sujeito pode evocar espontaneamente. Um indivíduo interessado pelo budismo é, em geral, capaz de expor o que o atrai nesse dogma; do mesmo modo, o fato de querer um carro econômico não decorre de uma lógica difícil de entender. Já o entusiasmo das massas pelo macaron tem origem num processo muito mais misterioso”

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Macarons, um mistério disponível na boulangerie mais próxima de você (Foto: Julien Haler)

A história da “tendência” e sua transformação em motriz da sociedade é o tema do segundo capítulo, que revisita pontos chave do desenvolvimento do capitalismo como a revolução industrial, a cultura do automóvel e as primeiras revistas de moda na Europa. O novo ethos da modernidade foi essencial para a viabilização de uma cultura da moda:

Essa “neomania” tem uma história, afirma Colin Campbell; ela surgiu após os séculos conservadores que desprezavam o novo. Somente com o desaparecimento da sociedade tradicional, a paixão pela moda se difundiu pela sociedade: o indivíduo passou a ter a possibilidade de molar tanto a sociedade quanto sua pessoa segundo suas vontades.

O terceiro capítulo busca discutir o essencialismo das tendências e seus limites. A partir semiologia de Roland Barthes, insere as ideias pertinentes aos símbolos incorporados em objetos e comportamentos, que seriam representativos de coisas e valores terceiros. Assim, as tendências seriam sempre calcadas no tempo e espaço. Entender o espírito do tempo permite compreender as tendências – as fichas culinárias da revista Elle, por exemplo, incorporariam a ideologia pequeno-burguesa da época.

Antes de chegar ao quarto capítulo, o conceito de Robert K. Merton de “profecia autorrealizável” esclarece que “as definições coletivas de uma situação (profecia e previsões) fazem parte da situação e, assim, afetam seus desenvolvimentos futuros”. É a ponte para se entender como a distinção e difusão vertical dos gostos. estudada a partir de Bourdieu. Relações de poder entram no jogo, pois definições do que é valorizado, novo ou cool são disseminadas pela rede de influências, olhar e metáfora tão frequentes e persuasivas nas mídias digitais. Para Erner,

“Segundo a sociologia das redes, nossas influências não vêm de uma categoria de indivíduos, dotados de uma competência no assunto, mas da rede de sociabilidade à qual cada um pertence”

Para tanto, discorre um pouco sobre teoria de redes a partir de Stanley Milgram, Mark Granovetter e Erdos.

Por fim, o quinto capítulo chega a um momento no qual o estudo, análise e criação de tendências já se tornou um mercado em si mesmo. Cita empresas como a WSGN que se dedicam a analisar profissionalmente tendências, com o apoio de colaboradores observando inovações, materiais, coleções e tecnologias em todo o mundo.

as-coisas-georges-perecAo final do livro, Erner destaca que “para uma boa compreensão das tendências, é indispensável a leitrua de As Coisas, de Georges Perec, livro escrito por um sociólogo que se tornou romancista”. Boa surpresa para minhas últimas leituras deste ano, que percorreram a obra de Perec antes de chegar ao Erner. Em As Coisas, lançado em 1965, o autor apresenta um romance sutilmente sociológico sobre um casal, Jérôme e Sylvie, que larga a faculdade para trabalhar no que ele chama de “psicossociólogos”. Os protagonistas são pesquisadores de mercado para agências de publicidade, sobretudo de entrevistas em profundidade, um segmento que despontava na França da década de 1960. Ao longo do livro sem diálogos, Perec descreve a busca do casal por sentido, sobretudo no consumo e a tentativa de refinamento ou busca por tendências – seja numa mesinha de canto, na manifestação política ou na moradia em outro país.

A escolha da profissão de ambos não é detalhe na obra. Buscando sentido através das coisas, também fazem dinheiro tentando entender como as coisas são vistas e criadas. Em um trecho particularmente inspirado, Perec lista as questões de pesquisa que enfrentam:

E, durante quatro anos, talvez mais, exploraram, entrevistaram, analisaram. Por que os aspiradores tipo trenó se vendem tão mal? O que pensam, nos meios de extração mais modesta, da bebida preparada com chicória? Gosta do purê já preparado, e por quê?” Porque é leve? Porque é untuoso? Por que é fácil de fazer: um gesto e pronto? Acha que os carrinhos de bebê são realmente caros? Não está sempre disposto a fazer um sacrifício pelo conforto das crianças? Como votará a mulher francesa? Gosta de queijo em tubo? É a favor ou contra os transportes coletivos? Em que presta atenção primeiro quando come um iogurte: na cor? Na consistência? No gosto? No aroma natural? Lê muito, pouco, ou nada? Vai a restaurante? A senhora gostaria de alugar um quadro da sua casa a um negro? O que pensa a juventude? O que pensam os executivos? O que pensa a mulher de trinta anos? O que você pensa das férias? Onde passa suas férias? Gosta dos pratos congelados? Quanto imagina que custa um isqueiro como este? […]

E houve o sabão em pó, a roupa que seca, a roupa que é passada. O gás, a eletricidade, o telefone. As crianças. As roupas e as roupas de baixo. A mostarda. As sopas em pacote, as sopas em lata. Os cabelos: como lavá-los, como pintá-los, como mantê-los, como fazê-los brilhar. Os estudantes, as unhas, os xaropes para a tosse, as máquinas de escrever, os adubos, os tratores, as diversões, os presentes, a papelaria, a linha branca, a política, as autoestradas, as bebidas alcoólicas, as águas minerais, os queijos e as conservas, as lâmpadas e as cortinas, os seguros, a jardinagem.

Nada do que era humano lhe foi alheio” (PEREC ,2012, p.26-27).

Para os prováveis leitores deste blog – profissionais da “nova” área das mídias sociais, sobretudo das que envolvem monitoramento de mídias sociais -, as similaridades são gritantes. Além da profissão focada em suposta inovação e descoberta dos desejos dos consumidores, a relação com o mercado tradicional de agências publicitárias também está ali. Enquanto sentem-se livres e buscam a liberdade através de seu estilo de vida longe das “amarras” do emprego formal em um momento, noutro percebem que a transição generacional os levará a cargos burocráticos – ou a pobreza. Em um período no qual vemos os negócios que se vendiam como disruptivos sucumbirem a aquisições, fusões ou perda de mercado para players calcados em capital especulativo, difícil não traçar paralelos.

Howard Becker (autor do indispensável Outsiders) dedica um artigo aos experimentos de Perec em descrição social. Ao tratar de As Coisas, Becker interpreta “descrição da sociedade sendo dominada pelo consumo material, uma sociedade na qual, mais exatamente, coisas passaram a dar forma às vidas das pessoas de um modo e grau nunca visto antes” (2001, p.75).  É uma narrativa que, ao focar no cotidiano e no ordinário, transcende o material. Em outro trecho, deixa mais explícita a interpretação do livro como dispositivo etnográfico:

As Coisas faz uso de outro dispositivo literário/etnográfico: a lista detalhada de objetos e pessoas, especialmente objetos. Uma lista sem análise explícita ou formal de seus conteúdos é um potente recurso representacional, usado mais por artistas do que cientistas sociais”. (BECKER, 2001, p.66)

Em outro trabalho, “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”, Perec anotou tudo o que viu durante três dias em uma praça parisiense chamada Saint-Sulpice. A vibração do fluxo de pessoas, carros, animais, objetos ou mesmo elementos atmosféricos é descrita ora de forma aparentemente desencontrada, ora de forma que dá luz a classes de coisas:

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Café de La Mairie – https://calledelorco.com/2012/02/26/enumeracion-por-georges-perec-iv/

“várias dezenas, várias centenas de ações simultâneas, de microacontecimentos, cada um dos quais implicando posturas, atos motores, dispêndio de energia específicos:

discussões de dois, discussões de tres, discussões de vários: o movimento dos lábios, os gestos as mímicas expressivas

modos de locomoção: caminhando, em veículos de duas rodas (sem motor, a motor), automóveis (carros particulares, carros empresariais, carros de aluguel, autoescolas), veículos utilitários, do serviço público, transporte comunitário, ônibus de turismo

maneiras de carregar (na mão, embaixo do braço, às costas)

modos de traço (carrinho de compras)

graus de determinação ou de motivação: esperar, passear, arrastas, errar, ir, correr para, precipitar-se (em direção a um táxi livre, por exemplo), procurar, zanzar, hesitar, caminhas com passo decidido

posições do corpo: sentado (nos ônibus, nos carros, nos cafés, nos bancos)

de pé (nas paradas de ônibus, diante de uma vitrina (Laffont, casa funerária), ao lado de um táxi (pagando)

A enumeração não é apenas de coisas, mas de concentração de tipos e classes de objetos e comportamentos. Os itens são agrupados em modos, maneiras e graus que dão visibilidade a um aspecto (motor, cinético ou ‘energético’) que não prestamos atenção no dia a dia.

Foto de Georges Perec. Por trás de um grande pensador há sempre um cabelo bacana e um gato.

Foto de Georges Perec. Por trás de um grande pensador há sempre um cabelo bacana e um gato.

A relevância desta postura analítica para os adeptos dos métodos digitais e monitoramento de mídias sociais já deve ter ficado clara neste ponto. A convergência entre a descrição exaustiva e minuciosa de ambientes, fenômenos e acontecimentos sociais – e sua aplicação na percepção de tendências – se aproxima das possibilidades engendradas pela abundância de dados sociais digitais. No projeto The Exceptional and the Everyday: 144 Hours in Kiev, Manovich, Alise Tifentale, Mehrdad Yazdani e Jay Chow. Entre 17 e 22 de fevereiro,  os autores coletaram 13.208 imagens geolocalizadas no Instagram em uma área central de Kiev, durante a Revolução Ucraniana. Como resultado, as diversas análises foram publicadas em website e paper, permitindo discutir aspectos como a possibilidade (e particularidades) do discurso político no Instagram, evocação de estilos imagéticos e performáticos de mobilização e sua iconografia.

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Os autores citam o trabalho de Georges Perec em Tentativa de esgotamento de um local parisiense ao comparar seu  ponto de vista ao do escrito. Se o olhar de Perec era delimitado pelo retângulo da janela do café onde ele sentou-se naqueles três dias, o dos autores, ampliado pelas metodologias das humanidades digitais, pode fazer diferente, indo além em muitos pontos.

“uma vez que substituímos um único ponto de vista humano pelo da mídia social, pudemos esticar nosso enquadramento, para capturar uma área muito maior. Isto nos permitiu observar tanto o infra-ordinário quanto o extraordinário, e reconstruir alguns modos pelos quais interagem” (MANOVICH et al, 2014, p.84)

O trabalho nos lembra novamente que o registro da história sendo feita pode ser realizado de diferentes formas e, sobretudo, descrito de modos inovadores. A conjunção de coleta e processamento de dados com a capacidade (e energia) descritiva são aliados da análise da realidade social. A percepção de tendências e comportamentos, que se modificam e remixam cada vez mais rapidamente, hoje passa por aquela combinação.

 

Referências Bibliográficas

BECKER, Howard. Georges Perec’s Experiments in Social Description. Ethnography, vol 2, n.1, 2001.  http://eth.sagepub.com/content/2/1/63.abstract

ERNER, Guillaume. Sociologia das Tendências. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2015.

MANOVICH, Lev; TIFENTALE, Alise; YAZDANI, Mehrdad; CHOW, Jay.“The Exceptional and the Everyday: 144 Hours in Kyiv” The 2nd Workshop on Big Humanities Data held in conjunction with IEEE Big Data 2014 Conference. (Paper in PDF format.)

PEREC, Georges. As Coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

PEREC, Georges. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. São Paulo: Editorial Gustavo Gili, 2016 [1975].

 


Feira Preta traz lounge sobre digital

Neste domingo 11 de dezembro, acontecerá a 15ª edição do evento Feira Preta, em São Paulo. O dia trará shows, mostras de artes plásticas, dança, além de feira com itens de moda, acessórios, cabelo, gastronomia, entre outros.
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Destaque para o Lounge PRET@ DIGITAL com a seguinte programação:

12h30
SEBRAE – A economia criativa no afro-empreendedorismo e os novos comportamentos de consumo

13h30
Youtubers na Real – Quem ocupa? Como? Por onde começar?
Xan Ravelli, do Soul Vaidosa
Debora Ninja
Marfim Rosa
Patricia Avelino, do Vida Crespa
Mediação Ana Paula Xongani

14h30
Mídias Pretas X Quilombos na Grande Imprensa
Nós, Mulheres da Periferia
Alma Preta
Cojira – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo
Revista ETEENIA

15h30
Mulheres Negras: Festa Empodera?
Don’t Touch My Hair
Wine
Hot Pente
Mediação Juliana Borges

16h30
Negras Telas: Audiovisual em rede
Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, Renato Candido
Diego Paulino, Paleta de Cores
Karol Maia e Agnis Freitas, Nossas Histórias Invisíveis
Jay Viegas, Pretxs
Mediação Renata Martins, do Empoderadas

17h30
Preta e gorda: estética e mercado Plus Size
Luciene Barros, da África Plus Size Brasil
Genize Ribeiro
Alice Ayres Primo, do Madame’s Curves
Maiara Efe

18h30
Black Money
Infopreta
Kilombu
Diáspora Black
Mediação Rosenildo Ferreira, do Papo Reto e Vale do Dendê

19h30
Movimentos em Rede
Levante Negro
Marcha das Mulheres Negras
Encrespa Geral
Marcha do Orgulho Crespo
Slam das Minas

20h30
Encerramento: Slam das Minas

Veja toda a programação no site do evento. Os ingressos podem ser comprados online


Livro “Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais” já está disponível!

livro-monitoramento-e-pesquisa-em-midias-sociaisÉ com muito prazer que anuncio a publicação do quinto livro co-organizado por mim! Eu e Max Stabile, meu sócio e idealizador do IBPAD, organizamos o livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações e acabamos de disponibilizá-lo online.

O livro reúne colaborações de uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em universidades, empresas e agências.  Temas basilares, mas ainda controvertidos, como análise de sentimento, atendimento ao consumidor ou etnografia somam-se a aplicações e inovações que vão de reconhecimento de imagem a estudos sobre memes, compondo contribuição sólida ao campo.

Para todos aqueles que querem iniciar suas pesquisas utilizando dados de mídias sociais, este livro será um excelente guia no desenvolvimento de seus trabalhos. Para aqueles que já atuam ou querem atuar no mercado de mídias sociais, o livro traz referências a métodos e inovações que podem ser uma ampla fonte de novos produtos e pesquisas. 

Sumário:

  • Prefácio – Fábio Malini
  • Inteligência de Mídias Sociais no Brasil – Ana Claudia Zandavalle
  • Análise de Sentimento – Skrol Salustiano
  • Informação e Tagging – Ronaldo Araújo e Dora Steimer
  • Abordagens da coleta de dados nas mídias sociais – Marcelo Alves
  • SAC e Social CRM – Marcelo Salgado
  • Relacionamento – Clarissa Motta
  • Gestão de Crises – Mariana Oliveira
  • Brand Awareness –  Juliana Dias
  • Comunidades de Marca – Andrea Hiranaka
  • Etnografia para Mídias Sociais – Débora Zanini
  • Criação de Personas e Ilustrações – Tarcízio Silva e Yuri Amaral
  • Pesquisando Memes – Viktor Chagas e Janderson Pereira Toth
  • Análise de Redes – Max Stabile e Tarcízio Silva
  • Influenciadores – Gabriel Ishida
  • Jornalismo de Dados – Soraia Lima
  • Campanhas Eleitorais – Max Stabile e Jaqueline Buckstegge
  • Gestão do Conhecimento – Cinara Moura
  • Posfácio – Rodrigo Helcer e Milton Stiilpen

Faça o download do livro no site do IBPAD.


Além das hashtags – #Ferguson, #Blacklivesmatter e a batalha online por justiça offline

Desde 2014, cresceu online a mobilização para denúncia e repúdio às execuções de indivíduos negros desarmados por policiais nos EUA. Além do uso desproporcional da força em casos que envolviam crimes efetivos, aconteceram execuções escandalosamente racistas – como o chocante caso de Tamir Rice, de 12 anos, morto enquanto brincava em um parque.

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Mortes por policiais nos EUA e outros países também populosos e com IDH altíssimo, em 2013. No Brasil, em 2014, foram 3.022 pessoas.

O movimento e hashtag #BlackLivesMatter (“Vidas Negras Importam”) surgiu em 2013, mas se intensificou a partir de 2014. A possibilidade de circular informação sobre os casos nas mídias sociais, somada às evidências dos acontecimentos através de vídeo abriram a possibilidade de gerar fortes manifestações, como os protestos em Ferguson depois que a justiça americana inocentou policial que matou Michael Brown com seis tiros.

beyond-the-hashtagsO relatório Beyond Hashtags: #Ferguson, #Blacklivesmatter, and the online for offline struggle, realizado pelos pesquisadores Deen Freelon (American University), Chartlton D. Mcilwain (New York University) e Meredith D. Clark (University of North Texas) foi publicado neste ano e aplicou métodos digitais de pesquisa a 40,8 milhões de tweets, 100 mil links e 40 entrevistas com ativistas e aliados do BLM.

  • Foram encontradas seis grandes comunidades de conversa, a partir da análise de redes: Black Lives Matter; Anonymous/Bipartisan Report; Artistas/Profissionais de Entretenimento Negros; Conservadores; Notícias Mainstream; Twitter Negro Jovem.
  • O maior parte das comunidades observadas apoiam justiça para as vítimas e denunciam a brutalidade policial;
  • Os jovens negros discutiram a brutalidade policial, mas de modos diferentes das outras comunidades;
  • Ativistas conseguiram educar observadores casuais em dois pontos: choque e descrença sobre as reações policiais nos protestos de Ferguson; e reconhecimento pelos Conservadores, da brutalidade policial nos casos de Eric Garner e Walter Scott.

Os pesquisadores descobriram 9 períodos distintos de mobilização, nos quais aplicaram 2 perguntas de pesquisa em dois níveis de abstração. No nível Macro, analisou as comunidades em rede e as hashtags mais utilizadas; no nível micro, os principais usuários em cada comunidade e análise dos tweets muito replicados. Assim, conseguiram responder as perguntas “Quem é mais ouvido?” e “O que estes usuários dizem”.

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Ao longo de suas 92 páginas, os autores aplicaram um processo muito útil e eloquente de simplificação das redes em suas comunidades. O grafo abaixo, por exemplo, representa 3,9 milhões de tweets de 897 mil usuários, que foram esquematizados nas comunidades participantes e suas interações.  Foi possível observar, por exemplo, a presença de conservadores contra os movimentos e mobilização, e também a presença de ativistas da Rússia e Irã expondo as contradições internas estadunidenses.

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Alguns dos tweets de destaque do período: de conservadores promovendo a violência; flagra de violência contra jornalista; e articulação dos militantes.

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Diversos recursos criativos de análise dos dados a partir da perspectiva dos métodos digitais foram utilizados. Em um trecho do relatório, os sites são comparados em torno de sua idade, usando dados da WaybackMachine:

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Entre as várias ricas conclusões, os autores observaram que raramente os tweets mais replicados são aqueles que estão articulando movimentação presencial. Geralmente são informacionais. Isto pode ser visto tanto quanto indicador do risco inerente em se expor ao tema, quanto indicador da necessidade de se aprofundar na cauda longa da análise, assim como este estudo conseguiu.

We also found that attempts to coordinate movement action were rare among the top tweets. By this we mean information about where protests would be held, invitations to participate, instructions on how to participate, and discussions about what kinds of actions should be held. We saw a few such tweets in passing and some of our interview participants mentioned finding out about protests from Twitter. However, movement action tweets were not among the most shared. This implies that most people paying attention to BLM online were more interested in consuming information and participating digitally than in offline participation. This is not much of a surprise, especially considering the risks of some of BLM’s offline actions. But it does remind us that just because a certain movement use of Twitter is not the most visible does not mean it is not occurring somewhere. It simply means that researchers and interested citizens might need to dig a bit deeper to understand the full scope of social media’s value for activists.

Alguns dos autores estão também envolvidos com o projeto DocNow, que busca desenvolver um software e promover educação sobre a importância de preservar recursos e documentos online para ativistas e pesquisadores de direitos humanos. Em breve, escreverei mais sobre o projeto:

docnow

 

 

 

 


Etnus lança resultados de pesquisa sobre afroconsumo em São Paulo

afroconsumo

O estudo Afroconsumo: Pesquisa sobre hábitos e comportamento acaba de ser lançado pela consultoria Etnus. Representando 54% da população do país e 37% dos paulistanos, os negros brasileiros tem realizado uma revolução no consumo. Apesar disso, desigualdade e racismo exercem papel nocivo contra toda população e contra o Brasil. Estudos já mapearam o óbvio – diminuição da desigualdade se reflete em aumento do PIB.

A partir de levantamento com 200 pessoas, o estudo traz compilação de percepções sobre representatividade, locais de consumo, barreiras e preferências no momento de escolha e outros itens. São especialmente interessantes os dado abaixo, que mostram que os afro-brasileiros não se veem representados nem se identificam com os anúncios e propagandas:

publicidade-e-representatividade

 

A metodologia de mood board como teste projeto para identificar desejos inconscientes e medir a relevância de representações imagéticas foi também utilizada.

moodboard

Para ver estes resultados e as conclusões, acesse a publicação no Issuu: