Social Media ROI Cookbook by Altimeter Group

A Altimeter lançou recentemente um novo estudo sobre a mensuraração de receitas de impactos nas mídias sociais. A pesquisa foi realizada com 15 marcas, 38 empresas de tecnologia de mensuração de dados, 3 agências e 4 especialistas da área, traz importantes diretrizes sobre o ROI de mídias sociais.

 

O problema:

De acordo com a ComScore, mais de 80% da população online marca presença nas mídias sociais, tornando-as peças essenciais para estratégias de comunicação das empresas. Para fundamentar as dificuldades para mensurar os impactos das mídias sociais para as marcas foram listadas 5 barreiras, infelizmente velhas conhecidas dos profissionais de mídias sociais:

a. proliferação de mídias sociais

Segundo o estudo State of Social Media, realizado em outubro de 2011 pela eConsulting, 41% das mais de 1.000 empresas entrevistadas disseram não ter retorno sobre investimento em nenhuma parte do dinheiro investido em mídias sociais.

b. multiplos desafios para compor insights

O estudo da Altimeter revelou que 56% das marcas e agências entrevistadas disseram que o desafio primário é a inabilidade de associar resultado nos negócios às receitas de impactos das mídias sociais. Além disso, outro dado incomodo é que 35% dos entrevistados disseram notar que as abordagens analíticas são inconsistentes por falta de requisitos educacionais.

c. mídias sociais são novas e diferentes

Dentre os desafios citados, este foi apontado como o mais comum. A partir dele surgem 4 ramificações: fragmentação de dados devido a interação online e offline com múltiplas telas; a volatilidade das mídias está transformando a mensuração algo móvel; organizações “temem” as mídias digitais por não conseguir controlá-las; e por último diferentes plataformas e aplicativos estão fazendo surgir diferentes métricas. O que se pode concluir sobre esse questionamento é que as mídias sociais são consideradas imaturas e é tentador mensurá-las através de metodos tradicionais. Porém, dada a infinidade de novas mídias, a mensuração deve se adaptar à realidade de cada plataforma.

d. Falta confiança das organizações para medir o impacto das receitas

De acordo com o gráfico, 30% das empresas entrevistadas afirmam ser “extremamente efetiva” em conectar mídias sociais e receita:

e. adaptação lenta das organizações

Cada dia mais acessíveis e diversificadas as mídias sociais, estão forçando as empresas se adaptarem para sobreviver num mundo tão competitivo como o nosso. O gráfico mostra que 63% das empresas entrevistadas investiram em profissionais e mantém 1 a 2 pessoas responsável por mensuração de mídias sociais.

Muito Além das Receitas: Melhorando Insight

As empresas devem compreender que gerar receita é apenas um dos beneficíos das mídias sociais e que seu principal valor de negócio é aprofundar relacionamento com clientes. 14 das 15 marcas entrevistadas relataram que estão reunindo esforços para mensurar o imapcto das mídias sociais de diversas maneiras. A esmagadora maioria respondeu que o principal motivo para medir os impactos dos negócios em mídias sociais são insights que ajudem atender as expectativas e desejo dos consumidores. O segundo benefício mais citado pelos entrevistados foi poder tomar decisões mais assertivas baseados nos dados sociais.

6 Ingredientes para Mensurar Receitas Impactos nas Mídias Sociais

Várias práticas estão surgindo para preencher a lacuna entre o que é possível hoje e o que será tendência no futuro. A Altimeter identificou nesse estudo 6 maneiras básicas para medir a receita dos impactos, que deve ser usado como um guideline para determinar o mix de mensuração mais efetivo para os negócios:

O Futuro da Mensuração de Mídias Sociais

Diante de desafios como levar o consumidor do online para o offline, através de múltiplas telas e plataformas, o estudo levanta algumas tendências:

  • tecnologia mobile como ponte entre online  e offline
  • tecnologia emergentes irão conectar os consumidores através de multiplas telas
  • dados terão devido valor como preditores de influência
  • empresas integrarão social, empreendimentos e dados que contribuirão para uma visão holistica do comportamento do consumidor e das tendências de mercado.

Conclusão

Segundo a pesquisa, mídias sociais para negócios e sua tecnologia caminham à passos largos para se consolidar cada vez mais como principal meio de comunicação digital. Por essa razão é que é se faz necessário a combinação de diversos metódos de mensuração de dados sociais.

Qualquer que sejam os ingredientes escolhidos para o mix de mensuração é importante ter em mente que apesar de distintos entre em si eles tem características e objetivos em comum. É preciso levar em conta que deve-se focar nos consumidores, no valor das experiências, lembrar que mídias sociais existem desde sempre e estar disposto a aprender e compartilhar experiências.

 

* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.

Um comentário sobre “Social Media ROI Cookbook by Altimeter Group

  1. Ótimo estudo….
    Agora com a possibilidade de uma análise mais precisa, em um dos poucos campos com mais dificuldades de mensurar e definir o ROI na internet, os meios digitais vão se tornando o meio mais seguro (quando estudado e analisado corretamente) para as verbas do marketing.
    Não é a toa que o investimento no digital vem crescendo ano a ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *