Revista Comunicando #49

A revista Comunicando é produção dos alunos da disciplina Projeto Experimental IV – Produção Gráfica, do curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul. O número que tenho em mãos, o 49, que foi produzido no primeiro semestre desse ano tem uma capa bonitinha, apesar de parecer ser feita toda de dingbats.

Dentro, as editorias são divididas e nomeadas de um jeito convencional demais, por ser temática “As Sete Artes na Serra Gaúcha”: Arquitetura, Artes Plásticas, Música, Dança, Literatura, Teatro e Cinema. Além da tipografia insossa sem personalidade, as páginas repetem a mesma diagramação fast food. Mas nem chega a McDonalds, é no máximo um Habib’s. Toda dupla que abre as matérias é uma página com título e texto, e outra uma imagem sangrando. Mas nem posso criticar as matérias e falar de alguma aluna mais espertinha. Os textos não são assinados! O nome dos envolvidos só aparece na editorial, sem discriminação de que repórter é responsável por qual texto.

Estranho, bem estranho. Sequer sei se essa anonimidade foi intencional. Talvez sumiu quando a diagramadora fechou o arquivo? O único texto assinado é da escritora Heloisa Carla Coin Bacichette, sobre poesia. É do tipo prescritivo. Com o título “porque ler poesia”, incentiva o leitor da revista. Cada editoria é aberta com um pequeno texto sobre a arte em questão, ora ensaístico, ora quase jornalístico, como o de Literatura. O índice só indica as editorias, sem listar os textos internos.

A falta de expressão gráfica nas matérias confunde. Depois de um pequeno texto sobre a Oficina Literária do Presídio Industrial de Caxias do Sul, a página seguinto é uma entrevista (essa mais longa, ao menos) com o professor José Clemente Pozenato. Como a matéria anterior foi diagramada sem expressão e sem nenhum signo de fechamento do texto, parece que é uma única grande reportagem de início.

Além dos problemas no texto e na diagramação, a grande maioria das fotografias são de divulgação. Aparentemente falta integração com os outros cursos. O departamento também conta com Fotografia, Jornalismo e Publicidade. Esperava mais de uma publicação no seu nono ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *