Online Journalism: Research Methods | Ciberperiodismo: Métodos de Investigación

O Convênio de Colaboração Brasil-Espanha para o Estudo dos Cibermeios acaba de lançar o livro online, gratuito, bi-nacional e bilíngue Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective ou Ciberperiodismo: Métodos de Investigación. Una aproximación multidisciplinar en perspectiva comparada. Editado por Marcos Palácios e Javier Diaz Nóci, este trabalho “sintetiza as principais perspectivas metodológicas utilizadas na pesquisa sobre Cibermeios na Espanha e no Brasil”.

No final do livro, uma lista com os mais de 40 pesquisadores do convênio, das universidades federais da Bahia, Brasília, Pernambuco, Santa Catarina, Santa Maria, São Paulo e UTP, do Paraná. Da Espanha, são Universidad de Murcia, España, Universidad de Málaga, Universidad del País Vasco, Complutense Universidad de Madrid, Universi dad Miguel Hernández de Elche, Universidad de Valencia, Universitat Ramon Llull, e Universidad de Navarra.

Os capítulos da versão em inglês são os seguintes:

1. Typology of online media
2. Genres in online journalism: a typological proposal
3. News and database architecture
4. Research methodologies in journalism design on the Internet
5. Narrativity
6. Methods of research in participatory journalism
7. Production routines
8. Media convergence
9. Teaching online journalism and its evaluation

Acabou de ser lançado, mas pelo que conheço deste convênio de pesquisa, é leitura obrigatória para jornalistas e pesquisadores. Em breve postarei uma resenha sobre o livro. Li a notícia sobre a publicação no post do Marcos Palácios no blog do GJOL, sobre o qual já falei aqui.

+ Mais
– Baixe Online Journalism: Research Methods (pdf)
– Baixe Ciberperiodismo: Métodos de Investigación (pdf)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *