Quatro âmbitos de Métricas para Mídias Sociais

Quando fundamos a nossa agência, eu e meus dois sócios logo nos impusemos alguns desafios. Para trabalhar bem, precisávamos estabelecer metodologias e critérios para as diversas etapas da gestão da comunicação em mídias sociais. Uma etapa importantíssima se refere à mensuração e análise, que perpassa todo o processo: do planejamento à apresentação de resultados. Fruto dessas discussões, o artigo “Mensuração em mídias sociais: quatro âmbitos de métricas” publicado no livro Comunicação e Marketing Digitais reúne parte do que desenvolvemos nestes últimos anos.

Para mensurar de forma eficaz a comunicação nas mídias, é preciso estabelecer e seguir critérios. Ao selecionar os indicadores de performance, deve-se associá-los à âmbitos de métricas: na nossa agência utilizamos Engajamento, Influência, Alcance e Adequação. Você pode ler mais no artigo, mas de forma bastante resumida:  “Engajamento se refere ao grau de participação de determinado perfil ou grupo de pessoas emrelação a um tema ou assunto. O Alcance se refere ao grau efetivo de disseminação de determinado conteúdo ou grau dedisseminação potencial que um perfil possui. Influência se refere ao grau de atenção e mobilização que um determinado perfil ou conteúdo podegerar em outros. Por fim, Adequação se refere ao grau de proximidade que determinado conteúdo ou grupo tem com as características e valores desejados.”

Para entender melhor a evolução destes quatro âmbitos, recomendo minha aula “Métricas para Mídias Sociais“, que reúne outra dúzia de abordagens e sistematizações. Para coletar estes dados, é recomendado utilizar softwares de monitoramento, mensuração e análise. Para ler mais ainda sobre o tema, recomendo participar e contribuir para o grupo Mensuração da Comunicação.

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