Métricas para mídias sociais segundo o Interactive Advertising Bureau – Reino Unido

Cito frequentemente os Internet Advertising Bureaus como uma fonte indispensável para aprendizado e discussão sobre publicidade digital e mídias sociais. Estas organizações são responsáveis por promover a publicidade digital em seus países e a maioria delas utiliza a produção de conteúdo como estratégia.

O IAB do Reino Unido mantem um site sobre mídias sociais (http://iabuksocial.co.uk/) e publicou um interessante documento sobre mensuração chamado “A New Framework for Measuring Social Media Activity”. Este framework de mensuração é baseado na sigla IAB – I de intention, A de awareness, appreciation, action e advocacy, B de benchmark.

Por Intention (intenção), se compreende a primeira fase do processo de mensuração: estabelecer intenções e objetivos para poder se definir quais indicadores chave de performance são pertinentes.

O A da sigla abarca awareness (consciência), appreciation (apreciação), action (ação) e advocacy (advocacia). Awareness se refere a consciência e visibilidade das plataformas de mídias sociais na comunicação. Appreciation engloba o engajamento e interação. Action são as ações de fato, como respostas e compras. Advocacy é o boca a boca e advocacia. É possível medir, dar pesos a estes âmbitos e, em seguida, também definir métricas financeiras. Por exemplo: CPI, CPE, CPL e CPR: custo por impressão, engajamento, lead e referência. A apresentação abaixo lista todas estas etapas e exibe planilhas de métricas e indicadores destes quatro âmbitos de acordo com cada tipo de mídia e tática.

Por fim, o B se refere ao benchmark: é a etapa do trabalho na qual os resultados são comparados à média da indústria. É essencial para avaliar se os resultados estão realmente bons ou ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *