Mercado de aplicativos sociais no Orkut é influenciado pelo Facebook

Na verdade, o próprio OpenSocial foi uma iniciativa do Google, MySpace e outras detentoras de sites de redes sociais para concorrer com o Facebook. No Brasil, os aplicativos sociais obtiveram bastante sucesso desde seu lançamento em julho de 2008 através de aplicativos como BuddyPoke, Vou Não Vou, Minha Música, Mosaico de Amigos e as (literalmente) centenas de aplicativos sobre times de futebol.

Atualmente, com o crescimento do Facebook no Brasil, que se deve em boa parte aos jogos sociais (lembrem: uma categoria de aplicativos sociais), os aplicativos e as demandas e ofertas por aplicativos sociais no Orkut estão sendo influenciadas. Nos últimos dois meses surgiram e se popularizaram diversos jogos sociais dos mesmos gêneros e estilos dos jogos sociais do Facebook, especialmente os da Zynga (empresa que produz Farmville e Mafia Wars, por exemplo).

orkut - Colheita Feliz

FarmVille no Facebook

A Zynga é conhecida também por já ter recebido diversos processos por plágio. Os principais e famosos jogos que ela detêm são, de fato, fortemente inspirados em outros já existentes. Mas o diferencial do apuro técnico e investimento em mídia fez os jogos da Zynga conseguirem mais sucesso do que seus “inspiradores”.

No Orkut, o jogo Colheita Feliz, por exemplo, já ultrapassou 12 milhões de instalações. Isso significa que, aproximadamente, mais de 5 milhões de brasileiros utilizam este jogo social, bem mais que os cerca de 700 mil usuários brasileiros de Farmville. Essa replicação de modelos prontos chega a ser escancarada. Vejam os prints do Joga Craque, da brasileira Vostu e do Mafia Wars:

Mafia Wars no Facebook

orkut - Joga Craque

Neste caso específico, é interessante observar como uma simples e, eu diria, não-sofisticada adaptação de uma estrutura de jogo ganhou um sucesso enorme (atualmente são 3,2 milhões de usuários) devido a uma particularidade cultural do principal público do Orkut. Resta saber se essa influência dos jogos sociais do Facebook vai gerar uma homogeinização entre a oferta de aplicativos sociais dos dois sites de redes sociais.

Um comentário sobre “Mercado de aplicativos sociais no Orkut é influenciado pelo Facebook

  1. por mais que os jogos não acrescentem em muita coisa, jogar um aplicativo social, competir com seus amigos, “conhecidos” acabou por tornar esse aplicativos tão famosos e divertidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *