Handbook of Online and Social Media Research

Um dos livros mais interessantes que li nos últimos tempos, Handbook of Online and Social Media Research: Tools and Techniques for Market Researchers (Manual de Pesquisa Online e em Mídias Sociais: Ferramentas e Técnicas para Pesquisadores de Mercado) é uma obra de Ray Poynter que foi lançada no final do ano passado.

O livro é dividido em cinco partes:

Online Quantitative Survey Research trata de pesquisa quantitativa como levantamentos (surveys) em suas mais variadas modalidades. Além do panorama sobre as práticas de pesquisa quantitativa, explica como são seus sistemas , como desenvolver, como trabalhar com empresas de painéis etc.

Qualitative Research trata da pesquisa qualitativa como grupos focais online, BBSs, grupos de emails, entrevistas em profundidade, netnografia, mundos virtuais e a aplicação de métodos qualitativos em estudos quantitativos.

A terceira parte, Social Media, trata da utilização das mídias sociais na pesquisa de marketing: blogs participativos, comunidades, monitoramento de marcas e conversações etc.

Research Topics traz capítulos dedicados a problemas e questões mais específicas e especializadas como pesquisa internacional, pesquisa B2B, pesquisa para o setor público, pesquisa intra-website e, por fim, técnicas, abordagens, evolução e boas práticas no mercado.

A quinta parte Breaking News! se dedica a mostrar e discutir práticas, questões, plataformas, metodologias e softwares na “crista da onda” do mercado. Em primeiro lugar fala da disrupção promovida pelo chamado NewMR, que se refere às transformações estabelecidas pelos novos métodos de pesquisa. Em seguida fala de tendências e inovações e, por fim, realiza um panorama retrospectivo de todo o livro.

Ainda merecem destaque as seções Glossary (auto-explicativa), Further Information (que oferece diversos links e referências como entidades do setor).

2 comentários sobre “Handbook of Online and Social Media Research

  1. Pingback: Profissão Social Media: áreas de atuação e fontes para estudo - insightee

  2. Pingback: Profissão Social Media: monitoramento - da teoria à prática – insightee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *