Entraves para a Adoção do Monitoramento de Mídias Sociais nas Empresas Brasileiras

Recentemente, publiquei aqui os resultados de uma survey sobre “o que os clientes querem do monitoramento de mídias sociais“. Nesta semana a Orbium publicou alguns resultados de pesquisa sobre os objetivos das empresas com a gestão de mídias sociais. Entre os vários dados, coletados a partir de 156 empresas brasileiras, está a percepção dos obstáculos para a adoção do monitoramento de mídias sociais:

Segundo a matéria publicada na metaAnálise,

Curiosamente, 33,8% das empresas entrevistadas afirmaram que não enxergam nenhum obstáculo para que invistam nas mídias sociais. “O fato de os entrevistados terem sido, na grande maioria dos casos, os presidentes e diretores das empresas pode explicar esse dado, já que profissionais destes cargos possuem a visão total do negócio e talvez por isso não enxerguem obstáculos. Quando a abordagem é com a equipe operacional, que tem visão parcial do negócio, é notável a preocupação com os obstáculos e com disponibilidade para investimento” diz Clarice Kobayashi, vice-presidente de marketing e estratégia de negócios da Orbium.

O que vocês acham? Estes são os obstáculos mais comuns? Se os dados são esses, o que os profissionais de comunicação e desenvolvedores de ferramentas podem fazer para que o monitoramento de mídias sociais seja uma prática mais disseminada?

E, aproveitando a deixa, lembre de responder a pesquisa que estou realizando com os profissionais de comunicação sobre Análise, Ferramentas e Monitoramento de Mídias Sociais.

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