Digital Media Winter Institute 2019 em Lisboa: inscrições abertas

Digital Media Winter Institute da Universidade Nova de Lisboa reúne dois eventos entre 28 de janeiro e 07 de fevereiro: SMART Data SprintInterpreting Cross-Platform Digital Networks e está com inscrições abertas!

Smart Data Sprint acontece de 28 de janeiro a 01 de fevereiro e reúne uma série de atividades voltadas a doutorandos e pesquisadores durante uma semana. Nos primeiros dias, os participantes poderão ver palestras e practical labs realizados por pesquisadores que definem a pesquisa em mídias sociais e digital methods em torno do mundo. O destaque deste ano é a participação de Richard Rogers, líder do Digital Methods Initiative da Universidade de Amsterdam. Ocorrerão também palestras e practical labs sobre análise de redes com Gephi e NodeXL, modelagem de tópicos, text analytics, query design e outras temas relevantes com pesquisadores como Inês Amaral, Bernhard Rieder, Janna Joceli, Beatrice Gobbo e André Mintz.

O grande objetivo do evento, porém, é a realização dos chamados data sprints – trabalho intensivo de análise de dados a partir de problemas de pesquisa apresentados em “pitchs”. Cada participante deverá escolher uma equipe e trabalhará junto aos líderes dos projetos e colegas de vários países do mundo durante 3 dias. Eu e André Mintz levaremos o projeto “Interrogating Vision APIs“, no qual estudaremos datasets sobre o avanço da estética de ultra-direita nas eleições brasileiras com o uso de visão computacional oferecida por APIs da Google Vision, IBM Watson e Microsoft Azure. Outros projetos submetidos são: “Health myths’ circulation on social media“, da Elaine Rabello (UERJ); “Frugal Innovation” por Miguel Amaral (Universidade de Lisboa) e Elsa Caetano (iNOVA Media Lab); e “Journalism Apps“, por Dora Santos Silva (NOVA FCSH) e Mariana Scalabrin Muller (Universidade do Minho e Universidade NOVA). Participei da edição de 2018 em equipe da Elaine Rabello e Gustavo Matta (FioCruz) analisando a circulação de informação sobre o zika vírus e recomendo o trabalho. Veja uma das visualizações e clique para ver o relatório completo:

Na segunda semana acontece o workshop Interpreting Cross-Platform Digital Networks. São 12 horas de workshop de 4 a 7 de fevereiro. Janna Joceli Omena, coordenadora do SMART Data Sprint e doutoranda no Digital Media UT Austin/Portugal da Universidade Nova de Lisboa. O curso vai apresentar metodologia para interpretar redes digitais entre diferentes plataformas, incluindo exercícios práticos de extração, análise e visualização. Conheça alguns trabalhos da Janna Omena em seu blog e ResearchGate. É possível se inscrever no data sprint e no workshop ou em cada evento separadamente.

Veja abaixo vídeo-resumo do evento e uma entrevista que realizei com a Janna Omena e não esqueça: inscrições abertas até 13 de janeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *