Como circular informações sobre IA, riscos e governança?

Em Maio pude participar do encontro Closing Knowledge Gaps, Fostering Participatory AI Governance: The Role of Civil Society, organizado em Buenos Aires pelo National Endowment for Democracy, International Forum for Democractic Studies e Chequeado. Transcrevo aqui parte de minha fala de abertura para sessão sobre Communicating About AI Governance: Fairness, Accountability.

Respondendo uma das questões de abertura para a fala, gostaria de colaborar com a pergunta sobre “What strategies might be effective for raising the baseline level of knowledge and awareness in this area?”. Um primeiro esforço coletivo me parece reconhecer que os modos de relação com tecnologias digitais emergentes vão ser diferentes a partir das características interseccionais das comunidades, seus problemas e vulnerabilidades.

Em pesquisa que realizamos, com apoio da Tecla (Ação Educativa – Assessoria, Pesquisa e Informação) e Mozilla, perguntamos a mais de 100 experts afrobrasileiros quais eram suas principais preocupações sobre tecnologias digitais emergentes. Minha hipótese era que reconhecimento facial e tecnologias biométricas seriam o tema mais mencionados. Não foi o caso: o principal problema apontado pelos especialistas foi o “Apagamento do Conhecimento e Racismo Epistêmico”. O apagamento intencional de abordagens críticas e antirracistas sobre tecnologia penaliza a justiça racial e atrasa a superação dos impactos de séculos de racismo.

No alt text provided for this image
Fonte: Prioridades Antirracistas sobre Tecnologia e Sociedade

Experts técnicos, científicos e humanistas de grupos minorizados não são ouvidos sobre danos algorítmicos, mas é possível ir ainda além. O papel do “conhecimento experiencial” ou “experiências vividas” é essencial como pilar do pensamento feminista negro, como Patricia Hill Collins que afirma que “Experience as a criterion of meaning with practical images as its symbolic vehicles is a fundamental epistemological tenet” para transformar a realidade.

Assim acredito que a manutenção do discurso da “caixa-preta” sobre os algoritmos digitais é um problema que limita não só a compreensão efetiva dos problemas relacionados a bias, discriminação e racismo nos algoritmos mas também poda o potencial de imaginários sociotécnicos alternativos.

Prefiro particularmente o termo “sistemas algorítmicos” a inteligência artificial por esta razão. O que chamamos de AI não é inteligente nem artificial, então usar este termo pode tanto subestimar a complexidade da inteligência humana quanto apagar todas as camadas de apropriação de trabalho incorporada em sistemas algorítmicos.

No alt text provided for this image
Modelo proposto pela OECD inclui contexto, mas podemos ir ainda além

A comum descrição de sistemas algorítmicos como uma caixa preta entre input, model e output limita o entendimento de seus efeitos, impactos e possibilidades. Quando incluímos na definição ou debate, de forma explícita, camadas como Contexto, Objetivos, Atores Beneficiados e Comunidades Impactadas podemos incluir mais pessoas no debate.

Recomendaria, então, cinco compromissos sobre o tema: 

a.        Inclusão de comunidades impactadas no debate. Mas não é uma questão necessariamente de “knowledge gap”, mas sim uma questão de superar o racismo epistêmico em todas instituições;

b.        Compromisso de que mecanismos de governança em construção, como a supervisão como relatórios de impactos algorítmicos, se transformem em mecanismos públicos e participativos;

c.         Construção de mecanismos de apoio a comunidades vulnerabilizadas, inclusive no oferecimento de recursos, que superem os gatekeepers tradicionais;

d.        Inclusão de stakeholders no campo da educação,como professores de ensino médio, que possam engajar mais pessoas;

e.        Finalmente centrar objetivos e impactos no debate público sobre inteligência artificial. Termos como viés, intenção ou ética são importantes mas não são suficientes, precisamos avançar à justiça algorítmica. E em alguns casos essa justiça significa não implementar o sistema, como é o caso de vigilância biométrica, policiamento preditivo ou reconhecimento de emoções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *