A Fôrma & a Fórma, de Cláudio Ferlauto

a-forma-e-a-forma-claudio-ferlautoA Fôrma & a Fórma é um dos títulos da Edições Rosari, editora pequena mas com um catálogo muito interessante em design e tipografia. Este livro de Claudio Ferlauto faz parte da coleção Textos Design, de pequenos livros de autores nacionais. A editora ainda possui as coleções Fundamentos do Design,  com livros mais extensos de autores estrangeiros e Qual é o seu tipo?, de tipografia.

A publicação em questão é uma reunião de textos diversos de Ferlauto, designer e arquiteto também responsável por outros três livros lançados pela Rosari (B de Bodoni, O tipo de gráfica e O livro da gráfica) e também editor das coleções de design e tipografia da própria editora.

O texto mais interessante é “O design contemporâneo combina formas e sonhos”. Não por acaso o texto mais extenso entre as 103 páginas do livro, discute três fases do design, como define o autor:

– O design funcionalista, prático, simples
– O design contestador, nem sempre funcional e quase sempre complexo
– O design contemporâneo, que une simplicidade e complexidade com pleno atendimento das funções

Também merece destaque o texto sobre Bea Feitler, diretora de arte brasileira de fato pouco [re]conhecida no seu país de origem. Entupido de referências, esse livro não é para quem procura um primeiro contato com o design, mas com certeza é interessante e boa aquisição (relativamente barato) para qualquer interessado em design.

Veja os preços de:
A Fôrma & a Fórma
B de Bodoni
O Livro da Gráfica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *