10 blogs sobre mensuração da comunicação e métricas em mídias sociais

Mais uma série de posts com dicas de conteúdo relacionados a inteligência digital. Vamos começar com 10 blogs sobre mensuração da comunicaão e métricas para mídias sociais. Em próximos posts, dicas de blog sobre temas como monitoramento, cool hunting e tendências, (n)etnografia, pesquisa de marketing, análise e visualização de dados e inteligência competitiva.

InComMetrics – www.incommetrics.com
O InComMetrics é o blog mantido por membros do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da USP: Mitsuru Yanaze, Otávio Freire e Diego Senise. Eles são autores do livro Retorno de Investimento em Comunicação, recomendadíssimo.

Blog da Direct Performancewww.directperformance.com.br
O blog da Direct Performance é atualizado por membros da empresa, especializada em business intelligence e web analytics.

ComMetricswww.commetrics.com
Já o blog ComMetrics é escrito por Urs E. Gattiker da Suíça, mas quase todo em inglês. Recomendo a excelente lista de recursos informativos disponibilizados no blog.

Web Metrics Guruwww.webmetricsguru.com
Apesar do nome ridículo e pretensioso, o blog de  Marshall Sponder é bem interessante e sistemático. Ele é autor de um recente livro sobre o tema, Social Media Analytics.

MetricsMan – www.metricsman.wordpress.com
Don Bartholomew escreve sobre mensuração, métricas e monitoramento. Publicou uma ótima série de posts sobre planejamento de monitoramento.

KDPaine’s PR Measurement Blog – http://kdpaine.blogs.com
A Katie Delahaye Paine é uma profissional, no mínimo, curiosa. Mas seu conteúdo sobre relações públicas é bem útil e recomendo seu livro Measuring Public Relationships e já comprei o Measure What Matters, sua publicação mais recente.

intelligent measurement – intelligentmeasurement.wordpress.com
Richard Gaunt e Glenn O’Neil publicam constantemente e se preocupam muito com o conteúdo que oferecem, sempre trazendo links, referências e notícias.

measurement matters – metrica.net/measurement-matters
O measurement matters é o blog da Metrica PR, empresa do GorkanaGroup, e é um dos blogs focados no assunto que consta na lista AdAge Power 150.

PR 2.0 – http://www.briansolis.com
Foi difícil escolher em que lista o Brian Solis deveria estar, mas pensar conteúdo online sobre inteligencia digital sem indicar o PR 2.0 seria uma falha.

Skrol – http://www.skrol.com
Merece estar nesta lista também o blog do Sérgio Salustiano, recém-entrevistado aqui no blog. O conteúdo traz reflexões sobre ferramentas, mercado e até planilhas de trabalho para download.

Blogs Omniture – http://blogs.omniture.com
A Omniture, uma das empresas que oferece um dos softwares líderes de web analytics, tem um grupo de quase 40 profissionais escrevendo sobre os assuntos relacionados à analytics. Fica aqui como um extra pra lembrar da tendência e necessidade de integrar a mensuração da comunicação em mídias sociais com os dados provenientes de outros ambientes.

3 comentários sobre “10 blogs sobre mensuração da comunicação e métricas em mídias sociais

  1. Pingback: 10 blogs sobre monitoramento de marcas e mídias sociais | Tarcízio Silva

  2. Pingback: Twitted by sucesario

  3. Pingback: 10 blogs sobre análise, visualização e mineração de dados | Tarcízio Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *