Roteirizando Histórias em Quadrinhos

roteirizando-hqO Roteirizando HQ é um blog sobre roteiros de histórias em quadrinhos, claro. O autor, Marcelo Oliveira, é estudante de jornalismo, pesquisa teoria queer e escreve roteiros. Ainda está em seus primeiros passos (o blog foi criado neste ano).

Um de seus primeiros posts foi sobre a Turma da Mônica Jovem. Deste post, o excerto:

Acho incrível como a HQ não consegue dialogar com facetas de muitos jovens, como a participação em movimentos sociais, a preocupação com a natureza, o hedonismo sexual. Nesse sentido, a série Malhação da Globo consegue se sair um pouco melhor, mesmo continuando ruim. Desde a primeira edição da revista eu desconfiava que a HQ fosse situar-se exatamente dentro de uma limitada esfera do que se considera a identidade jovem. O público de comunidades do Orkut tachou partes da revista de machista e isso é um bom exemplo do quanto a revista não acertou quanto a estas representações.

Em outro post, sobre Sandman, uma análise da representação dos personagens é bastante interessante,  enquanto critica a oposição rasa entre conteúdo e forma. O autor também está produzindo um roteiro de quadrinhos a ser (possivelmente) lançado com apoio de edital da Fundação de Cultura do Estado da Bahia. Marcelo se referiu a sua criação e ao desenho de André Leal em mais de um post. Se o projeto for aprovado, podem esperar por boas histórias sobre como fazer histórias em quadrinhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *