Revista TAM Nas Nuvens #02 x Revista Realidade #11 – Plágio, Inspiração ou Coincidência?

Fevereiro de 2008:


Outubro de 1966:

A revista TAM Nas Nuvens de fevereiro de 2008 utilizou um recurso interessante nas duas primeiras duplas da matéria sobre Marcos Casuo, palhaço brasileiro do Cirque du Soleil. A primeira ímpar mostra um homem musculoso com pose série, de braços cruzados. Na par, a frase: “Você chamaria este cara de palhaço?”. A dupla seguinte traz a par mostrando o tal cara vestido de palhaço e a ímpar com texto remetendo a pergunta da par anterior: “Podem chamar, sem nenhum problema: ele é um palhaço mesmo”.

Quarenta e dois anos atrás, a Revista Realidade utilizou um recurso parecidíssimo em seu número 11, de outubro de 1966. Escrevi sobre esta revista, ao tratar de diagramação sequencial. A principal diferença é que, enquanto na matéria sobre Arrelia a primeira imagem tem um peso “respeitoso” do homem de meia-idade com óculos, a matéria sobre Marcos Casuo remete ao respeito de seu porte.

O que você acha? Plágio, inspiração ou coincidência?

+ Site da TAM Nas Nuvens
+ Leia a postagem sobre Diagramação Sequencial
+ Leia a matéria sobre Marcos Casuo

7 comentários sobre “Revista TAM Nas Nuvens #02 x Revista Realidade #11 – Plágio, Inspiração ou Coincidência?

  1. Olá, realmente não acredito que seja plágio, pode até ser inspiração, mas esta não é a primeira, e provavelmente não será a última revista a botar uma foto numa página inteira. Se for levar em consideração os elementos gráficos, nem mesmo a diagramação é parecida, e três colunas acho que 80% das revistas em circulação utilizam deste recurso.

    Grande abraço,
    João Costa
    http://www.joaocosta.com

  2. João, eu não falava da fotografia sangrando ou da grade. A coincidência/plágio/inspiração foi ao utilizar a mesma “surpresa” de mostrar um homem respeitável na primeira ímpar e, quando o leitor passa a página, a mesma folha mostra um palhaço na página par. E ambas revistas bricam com a possibilidade de chamar aquele homem de palhaço. Na Realidade é “este homem é um palhaço/este palhaço é um homem”, enquanto na TAM Nas Nuvens é “você chamaria este homem de palhaço?/pode chamar sem nenhum problema: ele é um palhaço mesmo”.

  3. Isso é normal, vc sempre vai encontrar algo que alguém já fez que é parecido e que pode até ser igual a algum trabalho teu.

  4. Comigo aconteceu de rascunhar um logo de 2 letras e ao passar por um Shopping encontrar uma propaganda com um nome com as mesmas iniciais e o desenho quase igual!!!
    Ou pensamos muito simplesinho… ou as inspirações “descem” em vários locais… e eu não esperava por isso!!!

  5. Definitivamente foi coincidência… em se tratando de “TAM Nas Nuvens”… não se dariam o trabalho de fazer uma pesquisa e se inspirar… ¬¬’

  6. Interessantes as críticas….observações oportunas.

    Saberia dizer qual a fonte (caracter) utilizado na REVISTA DA TAM???

    deixou o texto claro…..

    obrigada desde já pelo retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *