Revista Muito: 20 números {parte três: infográficos}

O uso de infográficos nos vinte primeiros números da revista Muito foi disperso. Dez infográficos foram encontrados. Em uma divisão arcaica, organizei-os em: mapas e trajetórias; quantidade e dimensões; processos e procedimentos.

Quantidade e dimensões

É o tipo mais “simples” de infográfico, o que tenta mostrar visualmente relações quantitativas, tornando-as mais interessantes. As duas imagens em seguida são do 6° e do 13° números. Gráficos de bola não são dos mais exatos porque a relação espacial não é tão fácil de ser apreendida. A terceira imagem, do 4° número, é o melhor desse tipo. Bonito e claro, mostra o total de quilômetros que várias cidades latino-americanas possuem de ciclovias.



Mapas e trajetórias
No primeiro número, um mapinha bem simpleszinho, bobo, quase dispensável. Foi feito na matéria sobre o Sto. Antônio Além do Carmo e seus imóveis de luxo. As duas imagens em seguida também são do quarto número da revista, uma aberração entre seus pares, de tão bem realizado visualmente (exceto o ensaio fotográfico, o pior de todos). O infográfico sobre o deslocamento pela cidade em bicileta, carro ou ônibus é criativo, informativo e bem realizado. A outra imagem é da matéria seguinte, sobre um baiano que pedalou de Salvador até Nova York. Como a viagem aconteceu de 1927 a 1929, o mapa é estilizado com aspeco quase oitocentista. As duas matérias preparam o leitor para a dupla de “consumo” (se é que a revista toda já não é) com materiais esportivos.

A quarta imagem é do 9° número da revista. O texto sobre o navegador Aleixo Belov tinha de mostrar sua volta ao mundo, é claro. O desenho do barco vem logo abaixo. Simples mas interessante.





Processos e procedimentos

As diversas etapas de um acontecimento, no caso da Muito todos ligados às ciências naturais de certa forma. Na Muito 11, a entrevista com um pesquisador mostra a utilização de células troncas com fins terapêuticos. No Muito 15, também em entrevista com um pesquisador, um pneumologista, o infográfico representa a duração das diversas etapas do sono, mas as etapas em si são totalmente explicadas por texto.

No oitavo número a Muito publicou a dupla abaixo, ensinando com texto, fotografias e gráficos com ocultivar ervas e montar uma floreira. Deve muito na integração dos materiais informativos, mas não deixa de ser interessante.


+ Leia mais sobre a revista Muito

3 comentários sobre “Revista Muito: 20 números {parte três: infográficos}

  1. Olá Tarcízio,
    Finalmente venho retribuir a visita ao blog!
    Gostei e vou voltar mais vezes.
    Bom trabalho!
    Daniela Santos, Lisboa

  2. Pingback: Top 10 IPF 2008

  3. tenho prova hoje ta escrito assim da minha revisão (1) pais populoso (2)censo demografico (3)densidade demografica ai tha ( )contagem de popula são a cada 10 anos ( ) indiquador da quantidade de habitantes ( )pais com quantidade muito numerosa pow jente me ajuda aew tenho prova hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *