Promova: nova ferramenta do Orkut promove compartilhamento de conteúdo e atualizações de estado

O Orkut, a rede social ainda líder esmagadora no Brasil (ao menos em número de usuários), sempre se caracterizou por se inspirar em outras redes sociais para desenvolver novas ferramentas e recursos. Os aplicativos sociais OpenSocial, por exemplo, devem sua existência à inspiração na plataforma de aplicativos sociais do Facebook. Este último, por exemplo, tem sido “acusado” de imitar o Twitter ao dar ênfase às atualizações de estado. Porém, o próprio Twitter é um pouco “sobrinho” do Facebook.

Árvores generalógicas de inspiração à parte, o blog do Orkut no Brasil acabou de divulgar um vídeo da nova ferramenta chamada Promova. Esta ferramenta permitirá que os usuários publiquem textos, fotos e vídeos para seus amigos. Estes poderão repassá-los (ou retwitta-los?) para seus outros amigos.

<object width=”560″ height=”340″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/KWKUwc6Mqec&hl=pt-br&fs=1&”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/KWKUwc6Mqec&hl=pt-br&fs=1&” type=”application/x-shockwave-flash” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true” width=”560″ height=”340″></embed></object>

Assim como o “primeiro aplicativo oficial promocional” do Orkut, lançado recentemente, o Promova é outra tentativa de manter os usuários mais tempo no Orkut. Além de incorporar práticas que parte dos usuários já estão utilizando no Twitter e Facebook, também se posiciona no lugar dos anúncios gráficos – que foram duramente criticados devido a seu posicionamento.

Como diferencial, o vídeo já mostra que as estatísticas de visualizações, cliques e descartes estarão disponíveis. É algo que não existe no Twitter e no Facebook só existe para as Páginas. Está em fase beta, apenas para poucos usuários. Ainda não tive acesso, mas vamos ver como se desenrola e se surte efeito.

Um comentário sobre “Promova: nova ferramenta do Orkut promove compartilhamento de conteúdo e atualizações de estado

  1. Pingback: Um ano de blog… | Tarcízio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *