Monitoramento de Mídias Sociais: o que os clientes querem

A partir de uma survey com 237 profissionais seniores de marketing, a webliquid com a RSW/US chegou a algumas conclusões sobre o que os clientes desejam das ferramentas de monitoramento de mídias sociais. Os dados não representam a realidade brasileira, mas podem servir para pensarmos tais questões.

O Google Alerts é a ferramenta mais utilizada, por 59% dos profissionais. Radian6, Meltwater Buzz, Buzzmetrics, Brandwatch e Sysomos aparecem em seguida. Esse dado permite ver uma enorme oportunidade para os profissionais e desenvolvedores da área. O Google Alerts permite apenas um tipo de monitoramento mais superficial, que chamo de “Monitoramento Parcial”. As capacidades de processamento e análise que os softwares de “Monitoramento Pleno” oferecem não são alcançadas. Ou seja, 59% das empresas são clientes em potencial destas ferramentas e profissionais que dominam as etapas de processamento, análise e criação de produtos informativos.

62% dizem que vão aumentar o investimento em monitoramento de mídias sociais, o que reforça as oportunidades tanto para os profissionais e desenvolvedores quanto para agências e consultores que podem orientar onde o investimento deve ser feito.

Aumentar consciência de marca, Aumentar Interação/Engajamento dos Consumidores e Gerar Leads são os três principais objetivos de marketing.

Cerca de 70% destes profissionais acreditam que os insights gerados pelas mídias sociais possuem valor médio e cerca de 23% acreditam que o valor dos insights é muito alto.

As três principais aplicações dos dados são realizadas em: Estratégia de Comunicação, Melhorias do Serviço ao Consumidor, Planejamento de Mídia.

Os departamentos da empresa que mais utilizam as ferramentas de social media intelligence são Marketing, Serviço ao Consumidor e Vendas.

Acesse o relatório completo em http://www.webliquidgroup.com/social-media-monitoring-survey

Um comentário sobre “Monitoramento de Mídias Sociais: o que os clientes querem

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