É com muito prazer que anuncio a publicação do quinto livro co-organizado por mim! Eu e Max Stabile, meu sócio e idealizador do IBPAD, organizamos o livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações e acabamos de disponibilizá-lo online.
O livro reúne colaborações de uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em universidades, empresas e agências. Temas basilares, mas ainda controvertidos, como análise de sentimento, atendimento ao consumidor ou etnografia somam-se a aplicações e inovações que vão de reconhecimento de imagem a estudos sobre memes, compondo contribuição sólida ao campo.
Para todos aqueles que querem iniciar suas pesquisas utilizando dados de mídias sociais, este livro será um excelente guia no desenvolvimento de seus trabalhos. Para aqueles que já atuam ou querem atuar no mercado de mídias sociais, o livro traz referências a métodos e inovações que podem ser uma ampla fonte de novos produtos e pesquisas.
Sumário:
- Prefácio – Fábio Malini
- Inteligência de Mídias Sociais no Brasil – Ana Claudia Zandavalle
- Análise de Sentimento – Skrol Salustiano
- Informação e Tagging – Ronaldo Araújo e Dora Steimer
- Abordagens da coleta de dados nas mídias sociais – Marcelo Alves
- SAC e Social CRM – Marcelo Salgado
- Relacionamento – Clarissa Motta
- Gestão de Crises – Mariana Oliveira
- Brand Awareness – Juliana Dias
- Comunidades de Marca – Andrea Hiranaka
- Etnografia para Mídias Sociais – Débora Zanini
- Criação de Personas e Ilustrações – Tarcízio Silva e Yuri Amaral
- Pesquisando Memes – Viktor Chagas e Janderson Pereira Toth
- Análise de Redes – Max Stabile e Tarcízio Silva
- Influenciadores – Gabriel Ishida
- Jornalismo de Dados – Soraia Lima
- Campanhas Eleitorais – Max Stabile e Jaqueline Buckstegge
- Gestão do Conhecimento – Cinara Moura
- Posfácio – Rodrigo Helcer e Milton Stiilpen
Faça o download do livro no site do IBPAD.
Pingback: Pesquisa acadêmica: o caminho para a evolução da análise de dados no mercado | Tarcízio Silva