Jornalismo de Revista, de Marília Scalzo

Uma revista tem três características definidoras. A primeira é a especialização. Cada uma possui um tipo público bem definido e deve ser feita visando falar com essas pessoas, trazer projeto editorial e gráfico condizente com suas expectativas e repertório.

A segunda é o próprio formato físico. Maior apuro gráfico, papel e impressão melhores, portanto maior cuidado com a imagem. O design de revistas é algo mais refinado que o de outros produtos comunicacionais impressos. A terceira, finalmente, é a periodicidade. As revistas jornalísticas semanais, por exemplo, se diferenciam dos jornais impressos por aprofundar mais o assunto e por dar mais espaço para o estilo individual do escritor etc.

É a jornalista Marília Scalzo quem cita essas três características, altamente correlacionadas, em um capítulo breve e suculento de seu livro Jornalismo de Revista. Em nove capítulos, o livro trata de aspectos econômicos do mercado de revistas, história e evolução das revistas no Brasil, características do bom jornalista de revista, o que faz uma boa revista, e questões éticas.

Marília Scalzo dirige o famoso e concorrido Curso Abril de Jornalismo. Já trabalhou na Folha de São Paulo e nas revistas Playboy, Capricho, Veja SãoPaulo, Casa Claudia e A&D, além de ter criado o projeto editorial de Claudia Cozinha. O livro faz parte da coleção Comunicação, da Editora Contexto. Assim como os outros livros lançados (Jornalismo Digital, Assessoria de Imprensa, Jornalismo Cultural etc), foca-se em questões práticas da profissão, não tem peso teórico. Porém, são leituras muito interessantes, mesmo os trechos mais próximos ao relato.

Outro capítulo que destaco no livro é o VII: “O que é uma boa revista”. Além de falar da importância da pauta e do texto propriamente dito, a autora fala de quatro aspectos de maior relevância para os leitores aqui do blog. Capa, fotografia, infografia e design, com o bom subtítulo que, talvez justamente pela sua obviedade didática, é chamativo: “design de revista não é arte”.

+ Compre o livro aqui

5 comentários sobre “Jornalismo de Revista, de Marília Scalzo

  1. Eu também gostei muito do seu blog, pedirei aos alunos que o visitem! abraços, Solange

  2. Ola Tarcízio,

    A Editora Fondo de Cultura Economica do México está promovendo o XII Concurso de Álbum Ilustrado A la Orilla del Viento, para impulsionar o desenvolvimento da criação literária plástica para jovens e crianças.

    Podem participar escritores e ilustradores de qualquer nacionalidade, idade, lugar de origem ou residência, desde que sua proposta seja na língua espanhola. As obras podem ser apresentadas por um ou vários autores e ilustradores.

    Se tiver interesse em participar ou divulgar a idéia acesse nosso site para mais informações: http://www.fcebrasil.blogspot.com.

    Agradecemos sua atenção.

  3. Pingback: Jornalismo de Revista - slides

  4. Pingback: Jornalismo Cultural, de Daniel Piza

  5. Pingback: Projeto de TCC: Manual de Design Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *