Intercom Nacional 2010: seleção de atividades em publicidade, RP, multimídia e cibercultura

O Intercom Nacional 2010, que acontecerá em Caxias do Sul, já tem datas marcadas e parte da programação definida. De 02 a 06 de setembro, o evento reunirá centenas (milhares, talvez?) de estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de comunicação. Entre os eventos de comunicação do país, está entre os de maior peso e, sem dúvida, é o que tem um alcance e programação mais diversificada.

intercom caxias do sul

Quem acompanha o blog há mais tempo, pode ter visto o post que fiz ano passado, com uma seleção de artigos apresentados no Intercom 2009. Como planejar viagem para eventos é triplamente vantajoso (passagens mais baratas, inscrições mais baratas e prazo maior para produção de artigos), já comento o evento desde já.

No primeiro dia acontece, mais precisamente, o Pré-Congresso, com algumas atividades paralelas, como o Prêmio RP Brasil.

No dia 03 acontecem as oficinas e mini-cursos.  Teremos entre as oficinas: Game Design no século XXI: criando jogos de realidade alternativa, por Luiz Adolfo de Andrade (UFBA); Produção de Jogos Digitais, por Marsal Branco (FEEVALE); Advergames: uma nova ferramenta publicitária, por Cristiano Max Pereira Pinheiro (FEEVALE); e Cultura e persuasão na ponta do lápis: rascunhando algumas idéias sobre redação publicitária, por Pauline Neutzling Fraga (UNIFRA) . E, porque o jabá é sempre válido e o blog é meu, a oficina Análise e Desenvolvimento de Jogos Sociais, por Thiago Falcão (POSCOM/UFBA) e Tarcízio Silva (POSCOM/UFBA).

Entre os mini-cursos, me chamou a atenção: Do Livro Impresso ao Eletrônico: A Tradição da Forma e a Imposição Tecnológica, de Osvando J de Morais (UNISO) e Jeronimo Carlos Santos Braga (PUCRS).

Também na tarde do dia 03, começam as primeiras sessões de apresentações de trabalho, agrupados por divisões temáticas (DT). O de Multimídia engloba Cibercultura e Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas. Também merecem ser vistos o de Publicidade e Propaganda, especialmente o de Marcas e Estratégia e o DT de Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Os trabalhos a serem apresentados nos DTs podem ser enviados até o dia 30 de junho. Então, aproveite para enviar logo o seu artigo. Todas as especificações podem ser acessadas no site do evento. Para conhecer trabalhos apresentados nos últimos 12 anos do evento, acesse o site oficial do Intercom em www.intercom.org.br/papers/nacional.shtml

Entre as Mesas Redondas, destaco a MR 3 – Games, Entretenimento e Ciberespaço com os renomados pesquisadores Raquel Recuero (UCPel), Adriana Amaral (UTP), André Lemos (UFBA) e mediaçaõ de Fátima Régia (UERJ). Outra que promete ser muito interessante é a MR 12 – Comunicação Estratégica e Branding na Europa e na América Latina: tendências e desafios no mercado e na academia,com Elizete de Azevedo Kreutz (UNIVATES), Francisco Javier Mas Fernández (Universidade Mayor/ Chile), Maria Carminda Silvestre da Silva (Instituto Politécnico de Leiria) com mediação de Jean Jacques Zozzoli (UFAL).

Além disso tudo, ainda ocorrem entrega de prêmios, o evento Expocom de mostra de produtos, lançamentos de livros e, é claro, muito networking. É isso. Planejem com antecedência, submetam artigos e façam contatos com outros pesquisadores e instituições da área. Nos vemos lá!

2 comentários sobre “Intercom Nacional 2010: seleção de atividades em publicidade, RP, multimídia e cibercultura

  1. Pingback: 10 posts mais lidos de 2010 | Tarcízio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *