Edição e Design, de Jan White

Na contra-capa da edição, o título da resenha de Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente da abril é “O Indispensável Manual do Bom Senso”. Inexato. Não pela pretensão, e sim pela humildade: Edição e Design, de Jan White é indispensável sim, mas não só pelas dicas de bom senso. O autor, prolífico diretor de arte, já publicou 14 livros e é consultor de grandes editoras do mundo, incluindo a Abril. Este livro, que teve sua primeira edição lançada em 1974, é referência por ser livro totalmente dedicado ao design de revistas. Livro de cabeceira de dez entre cada dez diretores de arte de revistas, é indispensável a qualquer designer que pretenda trabalhar com revistas.

Os títulos dos capítulos são simples e diretos: indução, espaço, desfile, colunas e grades, margens, espaçamento, largura, escala grande, contraste, disfarçar, simetria e assimetria, tipologia de texto, títulos e subtítulos, entretítulos e capitulares, citações entre aspas, legendas, imagens, gráficos, boxes e fios, sombreamentos, capas, sumário, sinais gráficos, cor, originalidade, checagem.

“Desfile” é o capítulo mais suculento. Infelizmente, a maioria dos livros de design gráfico ignoram um aspecto importantíssimo: a sequencialidade entre as páginas como recurso estético ou narrativo. White diz: “o modo pelo qual os observadores reagem a uma página é afetado pela memória daquilço que acabaram de ver, assim como a curiosidade pelo que vem em seguida. Hábeis comunicadores exploram essa quarta dimensão – o tempo – para dar ‘ritmo’ ao produto e incluir surpresas, altos e baixos emocionais.” Utiliza essa metáfora do “desfile” e compara o passar das páginas a várias outras artes e performances.

+ Compre o livro aqui.
+ Leia de Jan White: Utilizando a parte gráfica para propósitos editoriais

2 comentários sobre “Edição e Design, de Jan White

  1. Estava na dúvida se comprava este livro e seu post ajudou a me convencer. Aliás, muito bacana o blog, vou recomendar. Sds, Carlos

  2. Pingback: Projeto de TCC: Manual de Design Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *