Cursos gratuitos sobre desigualdades na internet, autocuidado e direitos digitais

A Ação Educativa lançou, com apoio da Mozilla Foundation, uma trilha de cursos sobre internet, direitos digitais e tecnologia com minha curadoria. São cursos gratuitos, gravados, compostos de atividades em vídeo, texto e fóruns de interação – participantes podem fazer no seu tempo, com prazo super elástico! Serão vários cursos, dois já estão disponíveis. Confira:

INTERNET E DESIGUALDADES

O curso Internet e Desigualdades busca oferecer uma introdução sobre os debates em torno das desigualdades no acesso, uso e desenvolvimento da internet. Através da curadoria de dados, reflexões e conceitos sobre a internet como catalisadora de direitos, discute de infraestrutura e dispositivos até questões de raça, gênero e território. Realizado por Tarcízio Silva, pesquisador e Tech + Society Fellow na Mozilla Foundation.

BEM-VIVER NA INTERNET

O curso busca discutir e apresentar estratégias de autocuidado para as/os participantes refletirem sobre suas trajetórias online, indo de camadas individuais à governança da internet e direitos digitais, passando também por táticas coletivas. Baseado em princípios de autodefinição e autocuidado, o curso é composto de quatro módulos que incluem também aulas sobre infodemia em contexto pandêmico, ciberbullying, discurso de ódio e desinformação. Ao final da jornada, apresenta táticas para formação de grupos de apoio baseados em valores como compaixão, expressão, colaboração e respeito aos direitos humanos.

Formadoras: Glenda Dantas, jornalista e co-fundadora da plataforma Conexão Malunga. Pesquisa sobre cibercultura e ciberativismo. Participou do Programa Youth Brasil – Comitê Gestor da Internet 2020; e Mariana Gomes, jornalista co-fundadora da plataforma Conexão Malunga. Pesquisa sobre governança da internet e ciberativismo a partir do feminismo negro. Bolsista do Programa Youth Brasil – Comitê Gestor da Internet 2019. Liderança apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento Marielle Franco (Baobá Fundo para Equidade Racial) – 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *