Caricaturistas Brasileiros 1836-2001, de Pedro Corrêa do Lago

caricaturistas-brasileirosEm mais de 200 páginas, o grande livro Caricaturistas Brasileiros, de Pedro Corrêa do Lago, reúne os 40 principais nomes do país entre 1836 e 2001. Na introdução, o autor fala da história da caricatura e sobre a metodologia de escolha dos artistas. Em uma passagem discute o uso dos diferentes termos para caricatura, e sua definição. O seguinte trecho é interessante:

A abrangência do termo “caricatura” é difícil de definir e vale citar Cássio Loredano, profundo conhecedor do tema, que talvez tenha mais bem explicado a questão ao escrever: ‘Nada é muito preciso. Charge e caricatura são a mesma palavra: carga; mas quando numa redação brasileira se diz charge, em geral se está pensando na sátira gráfica a uma situação política, cultural, etc. estritamente atual; caricatura é geralmente sinônimo de portrait-charge; e cartum vale para o comentário satírico duma situação independente de atualidade.

Já Chico Caruso tem uma explicação empírica mais espacial: uma cena de horizonte amplo seria um cartum. centrada numa situação ou em personagens definidos seria uma charge, e focada exclusivamente numa pessoa, uma caricatura. Mas ‘caricatura’ é ainda o termo genérico que se aplica no Brasil ao desenho de humor em geral.”

Entre os artistas  estão Henrique Fleiuss, J. Carlos,  Cardoso Ayres, Millôr, Ziraldo, Henfil e Angeli, fechando o livro. De duas a dezoito páginas (para J. Carlos) para cada artista, são mais de 300 imagens, acompanhadas de um bom texto histórico e por vezes crítico. Uma “curiosidade” que descobri com o livro: Walt Disney pode ter se inspirado em desenho de J. Carlos para criar o Zé Carioca. A imagem abaixo é um desenho de Nássara representando os presidentes da ditadura militar:

nassara

– Veja preços de Caricaturistas Brasileiros

10 comentários sobre “Caricaturistas Brasileiros 1836-2001, de Pedro Corrêa do Lago

  1. excelente dica! obrigado pelo post. o livro já foi para minha lista de próximos.

    muito obrigado :)

  2. Muito legal!
    Eu tenho o livro e sempre o uso como referência.
    A resenha está muito boa.
    Grande abraço e obrigado pela visita em meu blog – continue acompanhando, já tem nova caricatura.

  3. Eu tenho o livro e sempre o uso em minhas referências.
    Agradeço pela visita ao meu blog – acesse novamente, já temos nova caricatura postada.
    Parabéns pela resenha.
    Grande Abraço!

  4. suo uma aluna q prescisa urgentemente de uma ajudinha.Pois presciso de ajuda pq minha profª ta pegando no meu pe. plisss prescisa-se de ajuda de um cartunista, caricaturista ou chargista urgentemente thank you .

  5. Alguém conhece um possível caricaturista que fez trabalhos de caricatura em um espaço chamado “Agreste” na cidade de Ribeirão Preto no ano de 1993 q se chama Mario.? Nesta epoca ele teve um breve relacionamento com uma jovem chamada Marli…. desse relacionamento restou uma filha que quer encontrar o pai. A historia completa esta no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *