Aprendendo comunicação digital: blogs de pesquisadores

Acho o processo de ensino e aprendizado fascinante. Hoje penso constantemente no desafio e delícia que é manter-se sempre um aprendiz nas diversas áreas da vida. No que tange minha área profissional, a comunicação digital, o papel do autodidatismo é mais relevante ainda. Tanto é necessário se atualizar a cada dia porque o ambiente digital é dinâmico e cambiante, quanto é possível utilizar o próprio ambiente digital para aprender mais sobre ele. Pensando nisso fiz um post com + de 50 fontes de conteúdo sobre comunicação digital no Blog Mídias Sociais, do qual sou colaborador.

Este post aqui é o primeiro de uma série na qual aprofundarei as principais dicas reunidas naquela lista. Hoje as dicas se referem à utilização de blogs de pesquisadores acadêmicos como fonte de aprendizado. O link recomendado é uma listagem mantida pelo Rogério Christofoletti pra reunir blogs de pesquisadores em comunicação do Brasil e demais países lusófonos.

Já são mais de 200 blogs. Muito? Mas a ideia é essa. Aprender não é algo automático. Vamos lá, dicas pra aproveitar essa lista para estudos e profissão:

– Visite exploratoriamente cada um dos blogs. Rapidamente você poderá perceber se o pesquisador em questão trata de algum tema de seu interesse. Aos poucos, descubra os melhores para você.
– Assine em agregadores de feeds como Google Reader, Netvibes ou aplicativos pra navegadores como Firefox e Chrome.
– Veja os links que os pesquisadores blogueiros indicam em seus posts e barras laterais. As  indicações de um pesquisador sobre fontes de sua área são valiosas.
– Interaja! Comente, debata, elogie e critique nos campos de comentário. As postagens que você lê são oferecidas de graça para os leitores: mande feedback valorativo e argumentativo pra retribuir os autores.
– Crie seu blog. É um dos melhores modos de se motivar a criar e publicar conteúdo online.

Um comentário sobre “Aprendendo comunicação digital: blogs de pesquisadores

  1. Seguindo já os seus conselhos, cá estou eu para dizer que vou olhar um por um esses blogs e que o texto está ótimo! Esperando os próximos dessa série…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *