Alexandre Wollner e a formação do Design Moderno no Brasil

Outra dica de documentário. Alexandre Wollner e a formação do Design Moderno no Brasil foi produzido em 2005 pela Tecnopop, uma das maiores produtoras de design do país. André Stolarski, diretor de projetos e um dos sócios da empresa, visitou o grande nome do design moderno do Brasil: Alexandre Wollner.

Na casa-escritório de Wollner falam sobre a história do design e do designer, sobre Max Bill e a escola de Ulm, além da fundação da ESDI e outros marcos. Também mostra propostas criadas por ele para a marca do governo brasileiro e para o projeto gráfico do jornal O Estado de São Paulo. Numa caminhada pela cidade, críticas ácidas a projetos de má qualidade. Entre um causo e outro, o designer acaba por ensinar alguns de seus preceitos. A parte suculenta dessa vez é a história do rompimento entre Wollner e o banco Itaú em um caso raro de firmeza que poucos podem ousar.

Pode ser baixado de graça por torrent oferecido pela própria Tecnopop. O documentário é encartado também no livro de mesmo nome, que pode ser comprar aqui.

UPDATE. Veja no Vimeo:

Alexandre Wollner e a Formação do Design no Brasil from Mauricio Campos – COMMO design on Vimeo.

Um comentário sobre “Alexandre Wollner e a formação do Design Moderno no Brasil

  1. Pingback: Elementos do Estilo Tipográfico, de Robert Bringhurst

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *