Alerta de oportunidade afetiva-amorosa-sexual?

O Break Up Notifier é um aplicativo de alerta para o Facebook que se apresenta de forma bem direta: “You like someone. They’re in a relationship. Be the first to know when they’re out of it.” (Você gosta de alguém. Eles estão em um relacionamento. Seja o primeiro a saber quando eles não estiverem mais”. Funciona com três passos: 1) Logar com o Facebook; 2) Escolher o[s] contato[s] que estão namorando; 3) Receber um email quando o estado de relacionamento for modificado.

Dan Loewenherz, criador do aplicativo, fala de excesso de conteúdo/informação em seu site. Esse aplicativo trata disso, afinal de contas e apesar das reações exageradas. Explico porque acho exageradas (e hipócritas, talvez). Imagine que você goste de alguém compromissado/a do seu círculo de amizades. Vivemos em rede em qualquer situação social praticamente. Se um evento relevante acontece (relevante no contexto ambiente-grupo-indivíduo, claro), as informações circulam. Se estamos em um ambiente em que as pessoas adicionam estas informações e as atualizam, este programa não faz nada demais. Afinal de contas, a atualização apareceria no newsfeed de qualquer jeito. E pode servir para stalker maníacos obsessivos? Sim, mas de forma bem improvável. Tanto pelos motivos já citados quanto pelo fato de que só se pode adicionar perfis já amigos no Facebook.

Comecei a escrever o post nesta semana e ontem vi que o aplicativo foi bloqueado. Ao que parece, por uma grande quantidade de queixas de usuários. Dan Loewenherz pede que as pessoas curtam a página do aplicativo para reverter a situação e criou outro, mais “bidirecional”. O Crush Notifier permite que duas pessoas que ‘desejem’ uma à outra anonimamente descubram essa situação, caso seja recíproca.

São os aplicativos organizando a vida afetiva-amorosa-sexual das pessoas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *