5 Repositórios de Ferramentas para Análise de Mídias Sociais

Nos últimos anos, tem sido impossível fechar os olhos ao crescimento estrondoso do mercado de monitoramento e métricas de mídias sociais. Para acompanhar esta demanda foram criadas diversas ferramentas para auxiliar e agilizar o processo de avaliação de conversações online.

Diversas ferramentas de análise de mídias sociais podem ser encontradas na internet. Para estudar estas ferramentas, e seu universo, são encontrados cada vez mais com mais facilidade diretórios e guias dedicados ao assunto. Trago aqui 5 repositórios de ferramentas de análise de mídias sociais, que trazem importantes diretrizes sobre este cenário.

Estes repositórios vêm ganhando representatividade e importância no mercado, pois independente de realizarem análises com direcionamentos diferentes, eles tem características em comum. Podemos destacar 5 delas. Primeiramente, apontar tendências do mercado, seguido de analisar; reunir e possibilitar avaliação prévia das ferramentas. E por fim, viabializar, e em alguns casos, até estimular produção de conteúdo, dentro de suas plataformas, visando facilitar as buscas verticais.

Os 5 repositórios são:

Social Media Analysis

Esta ferramenta foi criada em 2009, tem mais de 300 ferramentas cadastradas, em sua grande maioria, plenas. Em sua base de dados, pode-se encontrar bastante conteúdo e trabalhos, uma vez que dentre as 5 analisadas, ela é a mais antiga de todas. Na seção de postagens de trabalhos a empresa que desejar se cadastrar paga U$40,00 válidos por 60 dias. Um dos pontos ‘fracos’ é que sua interface não é atrativa, não prende a atenção e até um pouco confusa. Mas também, nestes casos, beleza é um aspecto dispensável. Outro ponto é que alguns conteúdos só podem ser acessados para quem tem cadastro no site. Das ferramentas analisadas, foi a única que contempla análise das principais ferramentas de monitoramento pleno brasileiras, como Aceita, Dinamize e Scup.

Social Media Monitoring – Somemo

Idealizada pela consultora de markerting digital, Helen Fritzsche, traz análise um pouco mais aprofundada das ferramentas através de arquivos que podem ser acessado em pdf, além de novidades sobre o mercado e as ferramentas, estudos de caso, frameworks e métricas. Seu ponto ‘fraco’ é não ter variedade de conteúdo, mas isso pode ser explicado pelo fato dela ter sido criada este ano. Não contempla ferramentas brasileiras de monitoramento pleno. A interface é um pouco mais agradável se comparada ao Social Media Analysis.

Socdir – Social Tools Directory

Idealizada pelo profissional de marketing Kevin D. Lyon, o site tem como principal objetivo reunir ferramentas de monitoramento open source, que tem alguma integração com o Twitter, como por exemplo, o Twittergrader. De todos os diretórios aqui avaliados, este é o mais ‘moderninho’, com a interface bem jovial e, portanto,  mais agradável de navegar. Nela o usuário realiza um cadastro gratuito, podendo avaliar as ferramentas cadastradas e participar do forum de discussão. Este diretório tem potencial para se tornar referência quando o assunto for ferramentas de monitoramento parcial, pois tem como principal objetivo reunir o máximo de informação e gerar engajamento com a comunidade através de avaliação e aprimoramento.

Guia Social Media Tools 

O Guia avalia bem superficialmente, diga-se de passagem, 60 ferramentas, incluindo as de monitoramento parcial e de gerenciamento de redes sociais, como por exemplo, CoTweet, Seesmic e Postplanner. Ferramentas de diversas categorias, desde as de análise de influência como Klout e PeerIndex até ferramentas de avaliação quantitava, como a Followerwonk, são ‘brifadas’. Também podem ser encontradas no guia ferramentas de buscas por por palavras-chave. O Google+ e sua integração com o Twitter, o Google+Tweet, que permite o usuário fazer postagens no Twitter via Google+, também foram avaliados.

Online Reputation and Buzz Monitoring Buyer’s Guide 2012

Um guia completo e bastante técnico sobre o macroambiente, com direito a análise SWOT, características e peculiaridades de 15 ferramentas plenas. Com análise precisa e completa, que pontua desde o custo e beneficio até dicas e ‘truques’ que devem ser avaliados na hora de contratar o serviço de uma ferramenta de monitoramento, este guia é excelente, um passo-a-passo detalhado para avaliação das ferramentas plenas.

* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.

3 comentários sobre “5 Repositórios de Ferramentas para Análise de Mídias Sociais

  1. Pingback: Tenho pouca verba, mas quero social media. E agora? | @GUSTAVOFRANKS

  2. Pingback: Tenho pouca verba, mas quero social media. E agora? | Social be

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *