Zupi #9

Uma revista diferente. Uma revista criada para designers por quem entende de design. Com o conteúdo que os designers querem ver. Pouco texto, muita informação e bastante imagem.”

As informações acima constam na página da Zupi. A revista é assim mesmo, para o bem e para o mal. Em 104 páginas coloridas por r$14, o número nove traz no miolo a seção ‘Galeria’ com 26 páginas de ilustrações. Tenho de mencionar: Marcelo Daldoce (já postei sobre ele), Ninhol, e o Pabllo de Lá Cruz, que não tem site.

O confesso pouco texto se limita a entrevista com Marcos Lopez, matéria sobre Sand Arte e alguns boxes nas seções de perfil e portifólio. Sem dúvida é um “must-have”, mas comprei esperando mais texto, seja jornalístico strictu sensu, seja crítico. Mas, se por um lado ser feita por designers faz com que o produto seja recheado de qualidade visual, por outro a falta de jornalistas fica patente. Na verdade, pra ser rigoroso, há uma (apenas) jornalista responsável, o que reforça a idéia de que é uma proposta “editorial” este formato.

Pra falar de produção gráfica, um pecado surpreendente. Uma fotografia do Marcos Lopez, citação à Santa Ceia, preenche a metade superior da dupla 22-23: adivinha que “personagem” some na dobra? O texto sobre Michael Knapp mais parecem anotações dispersas de um artigo de Wikipedia mal-feito. O texto sobre Sand Art é bom, apesar de burocrático: uma fonte, duas fontes, histórico, outra fonte, ponto final. A revista ainda conta com uma seção chamada “top sites”, com imagens, texto e endereço (claro) de páginas criativas. A capa e contra-capa trazem trabalhos de Yusk Imai. Dentro da revista, injustas duas páginas para o moço, com o melhor texto do número.

Para os leitores soteropolitanos, um aviso. Algo que sempre me desmotivou em comprá-la foi sua distribuição: segundo a página da revista, só é vendida na banca do Aeroporto. Mentira. Achei a minha por acaso. O dono da banca King’s, seu Reginaldo, simpático, atencioso e ávido por vender mais me deu até cartão de visita. Quem quiser comprar, é só ir em sua banca, que fica no Campo Grande ou até ligar antes: 3336-6663 (será intencional?). Trimestral, a próxima sai em agosto. Mas eu deixei um exemplar (o amassado) lá, para outro sortudo.

2 comentários sobre “Zupi #9

  1. Eu gosto da Zupi, tenho todas as edições (exceto a primeira, que dizem ser rara).

    Sou designer e a revista é um material visual importante. Mas convenhamos, não é uma revista sobre design, é sobre ilustração, duas áreas bem distintas.

    Não me agrada também o ‘slogan’ onde insinua-se que designer (e é até bem explícito) não gosta de ler. Uma das maiores implicações em ser designer é o estudo constante e para isso a leitura é indispensável.

    Infelizmente é mais um meio (e formador de opinião – !!! – ) que “trata do assunto” transmitindo uma idéia errada do que é design.

  2. Pingback: abcDesign #25 + 12 revistas de design

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *