Stephan Doitschinoff

o homem apropriado - stephan doitschinoffConheci a obra de Stephan Doitschinoff (aka Calma) no Masp e posso dizer que, no quesito “cultural”, foi uma das melhores coisas em minha viagem a São Paulo. A exposição “De dentro para fora / De fora para dentro” estará no subsolo do museu de arte de São Paulo até o dia 05 de fevereiro de 2010. Além de Doitschinoff, traz obras de artistas como Carlos Dias, Daniel Melim, Ramon Martins, Titi Freak e Zezão.

Para mim, entretanto, destacaram-se as duas obras de Stephan Doitschinoff. Ao entrar no subsolo e descer a rampa para a área da exposição, logo vi a enorme tela que achei ter objetos tipográficos colados. Não eram objetos tridimensionais, era ilusão de ótica do deseno. O simbolismo está presente, com formas que referenciam alquimia, narrativas visuais medievais, temas religiosos e arte do interior do Nordeste. Se meu parco conhecimento me permite dizer, achei a obra como uma mistura Hyeronimus Bosch com arte de rua (infelizmente, não achei imagem dessa tela).

A exposição ainda traz outras obras de Doitschinoff. Em uma parede, imagens do seu ambicioso projeto em Lençóis (interior da Bahia), pintando “toda a cidade”. O vídeo abaixo, “Temporal”, é um documentário dirigido por Bruno Mitih, que mostra este projeto:

TEMPORAL : The Art of Stephan Doitschinoff (aka Calma) from Jonathan LeVine Gallery on Vimeo.

Uma sala traz a instalação abaixo, que também impressiona bastante. Clique na imagem para ver outras obras da exposição, no blog à NOiTE.

stephan doitschinoff masp

De dentro para fora / De fora para dentro
Masp. Av. Paulista, 1.578. Tel. (011) 3251- 5644.
Segundas: fechado
Terças: das 11h às 18h, entrada gratuita a todos os visitantes
Quartas, sextas, sábados, domingos e feriados: das 11h às 18h
Quintas: das 11h às 20h

+  Site Oficial: http://www.stephandoit.com.br/
+ Na Choque Cultural: http://www.choquecultural.com.br/?area=bio&aid=11
+ Na Jonathan LeVine Gallery: http://www.jonathanlevinegallery.com/?method=Exhibit.ExhibitDescription&ExhibitID=9B127075-19DB-5802-E006FE3771379827
+ Entrevista no Matéria Prima: http://www.jornalmateriaprima.jex.com.br/artigos+cia/stephan+doitschinoff+-+gosto+de+viajar+para+poder+pintar+para+ter+mais+inspiracao

2 comentários sobre “Stephan Doitschinoff

  1. O Stephan é realmente incrível.Vi partes desse doc (calma) e me apaixonei pelo trabalho.O livro que tá lá no site tb é incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *