Fevereiro de 2008:
Outubro de 1966:
A revista TAM Nas Nuvens de fevereiro de 2008 utilizou um recurso interessante nas duas primeiras duplas da matéria sobre Marcos Casuo, palhaço brasileiro do Cirque du Soleil. A primeira ímpar mostra um homem musculoso com pose série, de braços cruzados. Na par, a frase: “Você chamaria este cara de palhaço?”. A dupla seguinte traz a par mostrando o tal cara vestido de palhaço e a ímpar com texto remetendo a pergunta da par anterior: “Podem chamar, sem nenhum problema: ele é um palhaço mesmo”.
Quarenta e dois anos atrás, a Revista Realidade utilizou um recurso parecidíssimo em seu número 11, de outubro de 1966. Escrevi sobre esta revista, ao tratar de diagramação sequencial. A principal diferença é que, enquanto na matéria sobre Arrelia a primeira imagem tem um peso “respeitoso” do homem de meia-idade com óculos, a matéria sobre Marcos Casuo remete ao respeito de seu porte.
O que você acha? Plágio, inspiração ou coincidência?
+ Site da TAM Nas Nuvens
+ Leia a postagem sobre Diagramação Sequencial
+ Leia a matéria sobre Marcos Casuo
Olá, realmente não acredito que seja plágio, pode até ser inspiração, mas esta não é a primeira, e provavelmente não será a última revista a botar uma foto numa página inteira. Se for levar em consideração os elementos gráficos, nem mesmo a diagramação é parecida, e três colunas acho que 80% das revistas em circulação utilizam deste recurso.
Grande abraço,
João Costa
http://www.joaocosta.com
João, eu não falava da fotografia sangrando ou da grade. A coincidência/plágio/inspiração foi ao utilizar a mesma “surpresa” de mostrar um homem respeitável na primeira ímpar e, quando o leitor passa a página, a mesma folha mostra um palhaço na página par. E ambas revistas bricam com a possibilidade de chamar aquele homem de palhaço. Na Realidade é “este homem é um palhaço/este palhaço é um homem”, enquanto na TAM Nas Nuvens é “você chamaria este homem de palhaço?/pode chamar sem nenhum problema: ele é um palhaço mesmo”.
Isso é normal, vc sempre vai encontrar algo que alguém já fez que é parecido e que pode até ser igual a algum trabalho teu.
Comigo aconteceu de rascunhar um logo de 2 letras e ao passar por um Shopping encontrar uma propaganda com um nome com as mesmas iniciais e o desenho quase igual!!!
Ou pensamos muito simplesinho… ou as inspirações “descem” em vários locais… e eu não esperava por isso!!!
Definitivamente foi coincidência… em se tratando de “TAM Nas Nuvens”… não se dariam o trabalho de fazer uma pesquisa e se inspirar… ¬¬’
Interessantes as críticas….observações oportunas.
Saberia dizer qual a fonte (caracter) utilizado na REVISTA DA TAM???
deixou o texto claro…..
obrigada desde já pelo retorno.
Coincidência acontece o tempo todo e todo o conteúdo jornalístico não em nada haver além da paixão pelo que fazemos.