Mark Schaefer, que escreve no Business Grow, advoga pelo uso de mídias sociais nas estratégias de comunicação interna. Em recente artigo chamado Social Media ROI – You’re looking in the wrong place, Schaefer defende isto ao mostrar dados da McKinsey que mostram que a interação e consumo midiático em sites como Facebook e Twitter respondem por apenas 5% destas atividades, quando comparados a trocas presenciais, TV, rádio etc.
Os ramos de negócios que mais se beneficiariam das mídias sociais seriam aqueles que reúnem algumas das seguintes características:
– Alta porcentagem de trabalhadores do “conhecimento”
– Confiança no reconhecimento da marca e percepção do consumidor
– Necessidade de manter uma reputação forte para construir credibilidade e confinaça do consumidor
– Método digital de distribuição de produtos ou serviços
– Produtos ou serviços experienciais (ex: hotéis) ou inspiracionais (ex: produtos esportivos)
Empresas de mídia, educacionais, de software e de produtos de consumo seriam bons exemplos. O gráfico abaixo posiciona os setores das empresas de acordo com seu Valor Potencial x Facilidade de Capturar este Valor Potencial. O tamanho das bolhas se refere à importância do ramo no PIB (no caso, dos Estados Unidos):