Jamil Marques, Rafael Sampaio e Camilo Aggio lançaram o livro “Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil”. O e-book, publicado pela EDUFBA e disponível gratuitamente, reúne trabalhos de pesquisadores de diversas instituições que, ao longo dos últimos anos, têm se dedicado a estudar temas na área de Internet e Democracia.
O livro pode ser encontrado gratuitamente aqui em formato e-Pub. É importante lembrar que para abrir o arquivo e-Pub é necessário instalar o visualizador, oferecido aqui. Tive o prazer de ser co-autor em dois dos capítulos. Vejam a descrição e sumário abaixo:
Sobre o livro:
Diante de um cenário ainda nebuloso, continua forte a demanda por trabalhos que discutam ‒ tanto do ponto de vista teórico-metodológico, quanto da perspectiva prática ‒ quais são os efeitos políticos dos media digitais sobre o jogo eleitoral. O livro Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil procura dar conta de parte dessas preocupações ao reunir capítulos elaborados por pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior. A intenção da obra é servir como ferramenta de leitura para estudiosos, agentes do campo político e ativistas.
Sumário:
PREFÁCIO
Othon Jambeiro
INTRODUÇÃO
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Rafael Cardoso Sampaio
Camilo Aggio
PARTE I – QUESTÕES GERAIS SOBRE INTERNET E ELEIÇÕES
CAPÍTULO 1
INTERAÇÃO ONLINE E POR QUE OS CANDIDATOS A EVITAM.
Jennifer Stromer-Galley
Tradução: Camilo Aggio
CAPÍTULO 2
“POLITICS 2.0”: A CAMPANHA ONLINE DE BARACK OBAMA EM 2008.
Wilson Gomes
Breno Fernandes
Lucas Reis
Tarcízio Silva
CAPÍTULO 3
INTERNET E ELEIÇÕES 2010 NO BRASIL: RUPTURAS E CONTINUIDADES NOS PADRÕES MEDIÁTICOS DAS CAMPANHAS POLÍTICAS ONLINE.
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Rafael Cardoso Sampaio
CAPÍTULO 4
CAMPANHAS ONLINE: O PERCURSO DE FORMAÇÃO DAS QUESTÕES, PROBLEMAS E CONFIGURAÇÕES A PARTIR DA LITERATURA PRODUZIDA ENTRE 1992 E 2009.
Camilo Aggio
PARTE II – INTERNET E ELEIÇÕES NO BRASIL
CAPÍTULO 5
ELEIÇÕES NO BRASIL EM 2010: COMPARANDO INDICADORES POLÍTICO-ELEITORAIS EM SURVEYS E NA INTERNET.
João Francisco Resende
Juliana Sawaia Cassiano Chagas
CAPÍTULO 6
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM WEBSITES ELEITORAIS: UMA ANÁLISE DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO COM UMA PROPOSTA METODOLÓGICA.
Sylvia Iasulaitis
CAPÍTULO 7
ELITES POLÍTICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA ANÁLISE DO USO DA INTERNET PELOS CANDIDATOS AOS GOVERNOS ESTADUAIS E AO SENADO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE OUTUBRO DE 2010.
Sérgio Braga
Maria Alejandra Nicolás
André Roberto Becher
CAPÍTULO 8
ESFERA CIVIL E ELEIÇÕES 2010: UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS ONLINE PARA MAIOR CONTROLE POR PARTE DA SOCIEDADE.
Rafael Cardoso Sampaio
Dilvan Azevedo
Maria Paula Almada
PARTE III – MÍDIAS SOCIAIS NAS CAMPANHAS DE 2010
CAPÍTULO 9
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA ONLINE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DE JOSÉ SERRA NO TWITTER.
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Fernando Wisse Oliveira Silva
Nina Ribeiro Matos
CAPÍTULO 10
O ELEITOR TEM A FORÇA!: OS COMENTÁRIOS DOS ELEITORES NO TWITTER E O PAPEL DA AUDIÊNCIA NOS DEBATES PRESIDENCIAIS.
Adriane Figueirola Buarque de Holanda
Ariane Holzbach
CAPÍTULO 11
REDES SOCIAIS NAS CAMPANHAS POLÍTICAS: COMO CANDIDATOS A GOVERNADOR DO PARANÁ USARAM O MICROBLOG TWITTER EM 2010?
Emerson Urizzi Cervi
Michele Goulart Massuchin
CAPÍTULO 12
MONITORAMENTO DOS SITES DE REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2010: APONTAMENTOS SOBRE OS USOS DO MONITORAMENTO NA COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2010.
Tarcízio Silva
Nina Santos