IdeaFixa

rafael-nobre-ideafixa-desejoA ilustração ao lado foi publicada na IdeaFixa n°11, outra revista de ilustração, fotografia, design e artes plásticas. O último número teve o tema “Desejo”. Destaco também o primeiro número “Sexo” e o sétimo, “Comida”.

Para mim, a ilustração remete a Crepax e sua Valentina quando ‘fora de si’. O uso de preto, branco e tons de marrom e cinza dão um caráter meio sépia, como se fosse alguma trangressão secular. Transgressão essa, aparente, pelo corpo nu envolto em cordas. Em cima, o detalhe da mão segurando a corda reforça a intencionalidade, cumplicidade da “submissão”. Porém, o texto em tipografia vinculada o fundo da ilustração, com formas e direções delgadas – fumaça -, traz um texto um tanto schopenhauriano, nada otimista. Por fim, o cabelo ocultando a face traz universalidade de um lado, e obscurantismo de outro. Pode ser qualquer uma, mas essa uma se esconde.

Rafael Nobre, o autor da ilustração, é designer, ilustrador e diretor de arte. Seu portfólio mostra trabalhos interessantes, como design editorial dos livros Ata e Água Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *