Diseño Editorial – periódicos y revistas, de Yolanda Zappaterra

diseno-editorial-periodicos-revistas-yolanda-zappaterraEditorial Design – newspapers and magazines foi publicado originalmente em inglês pela Central Saint Martins College of Art & Design, da University of the Arts de Londres. A versão em espanhol se chama Diseño Editorial – periódicos y revistas e foi lida por este editor que vos escreve.

Apesar do subtítulo, o livro dá muito mais atenção a revistas, ainda bem. No caso dos jornais, o que é mais observado são os complementos e alguns exemplos de infografia, como os da Folha de São Paulo.

Voltando a revistas, as 200 páginas do livro cobrem os assuntos abaixo, ao longo de seus capítulos. Também merece destaque, apesar de não constar no índice, os numerosos Perfis de publicações que aparecem “soltos” pela publicação.  Entre os perfis, sempre de uma página inteira, revistas como: Zembla; I.D.; soDA; Adbustees; Wired etc

I. El diseño editorial y su objetivo
Neste primeiro capítulo: o que é o design editorial; tipos de design editorial; os atores do processo; o calendário e prazos de entrega; a evolução da página impressa.

II. Anatomía de una publicación
Marca e identidade corporativas; a capa; as páginas internas; a função do texot; o tratamento de imagens.

III. La maquetación
Componentes principais de uma diagramação; fatores que determinam a diagramação; harmonia e desarmonia; o estilo: o que é, como se consegue, como mostrá-lo; como converter inspiração em diagramação.

IV. Herramientas esenciales del diseño
A preparação da página e das retículas; a escolha e uso da tipografia; destrezas gráficas e questões de produção; as imagens: aquisição, desenvolvimento e produção; coerência sim, mas sem monotonia; redesign: quando e porquê.

V. Perspectivas hacia el pasado y hacia el futuro
Desde o passado: motivações e princípios implícitos; estudos de casos: designers e publicações; um olhar para o futuro.

Materiales complementarios
Notas biográficas; casas tipográficas; glossário; bibliografia; índice alfabético; créditos; agradecimentos.

O livro mede 22cmx26cm e cada uma de suas páginas é colorida. Particularmente não gosto da capa, mas o resto design editorial do livro está à altura dos trabalhos apresentados em centenas de imagens.

+ Mais
– Veja preços de Diseño Editorial – revistas y periódicos
– Veja preços de Editorial Design – newspapers and magazines
– Leia artigos de Zappaterra no Design Week

Um comentário sobre “Diseño Editorial – periódicos y revistas, de Yolanda Zappaterra

  1. Pingback: Tweets that mention Diseño Editorial – periódicos y revistas, de Yolanda Zappaterra | Tarcízio Silva -- Topsy.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *