César G. Villela

Não se pretende que alguém “entenda” uma capa de LP mas sim que se sinta decisivamente atraído por ela. Assim, deve a capa provocar uma reação imediata, um impulso, um apelo. Seu pior fracasso é passar despercebida: ser um envoltótio comum, sem força de venda. A capa deve “soar” graficamente, numa mensagem convicente e fácil de ser gravada. Não devemos nos orientar pelo critério beleza: principalmente no nosso caso é por demais relativo (já dizia Voltaire: “a beleza para o sapo é a sapa”). Em ótica, no entanto, somos todos iguais. O truque visual – permitido pela razão gráfica – é a forma mais rápida, direta e rentável de comunicação entre a capa e o indivíduo. Chamo “razão gráfica” a solução simbólica visual de alguma coisa. Além do mais, esse tipo de capa nos permite, justamente por sua simplicidade, disfarçar a deficiência de impressão. Certas companhias primam pela capa confusa, cheia de detalhes, com dizeres ilegíveis e excesso de cores. É um despropósito. Ao contrário, ao decidir-nos por uma “simplicidade de bom gosto” estaremos muito mais perto de obter embalagens ideais para os produtos em questão…

A capa e o texto acima são de César G. Villela, capista da gravadora Elenco. Foi retirado do ensaio Capas de discos: Os primeiros anos, escrito por Egeu Laus na coletânea organizada por Rafael Cardoso chamada O Design Brasileiro Antes do Design. Por sua vez, o texto de Villela foi publicado originalmente em livro de sua autoria chamado A História Visual da Bossa Nova.
Mais
+ mais sobre Egeu Laus
+ mais sobre as capas da Elenco
+ outro ensaio do mesmo livro, J. Carlos
+ compre O Design Brasileiro Antes do Design
+ compre A História Visual da Bossa Nova

2 comentários sobre “César G. Villela

  1. This is Some few SEO interview Questions? I like to Answers On this,Let us Discuss On this question. web design company, web designer, web design india

    Give me a description of your general SEO(search engine optimization) experience.
    Do you currently do SEO on your own sites and give me some examples. Do you operate any blogs?
    Do you currently do any freelance work and do you plan on continuing it?
    Where do you think the SEO industry is headed?
    What industry sites, blogs, and forums do you regularly read?
    Have you attended any search related conferences?
    What SEO tools do you regularly use?
    What SEO areas are you weak and strong in, and give examples of both.
    What areas do you think are currently the most important in organically ranking a site?
    Do you have experience in copywriting and can you provide some writing samples?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *