abcDesign #25 + 12 revistas de design

A abcDesign é uma das poucas revistas brasileiras de design. Finalmente pus as mãos em de seus números, e tive a sorte de ser o vigésimo quinto. Para “comemorar”, o editor Ericson Straub preparou matéria sobre grandes revistas de design no mundo. O número ainda traz, entre outras matérias, o relato de uma experiência feita por Chico Homem de Melo com graduandos de arquitetura, descobrindo que quadrinhos são a referência hegemônica para desenho.

Tenho de notar, entretanto, a veiculação de uma informação absurda na matéria “O futuro do consumo”, sobre a visita da BrainReserve ao 11° Design To Business. Em certo momento dizem “Somente no Brasil, segundo pesquisas da BrainReserve, 15% da população participa do Second Life”. Essa porcentagem significa 28 milhões de pessoas. Erro da empresa ou erro da repórter, houve uma falha grave de apuração.

As revistas mencionadas na tal matéria são: Das Plakat; Gebrauchsgraphik; Arts et Métiers Graphiques; Domus; Print; Graphis; U&lc; Gráfica; Emigre; Tipográfica; Eye; e Plazm.

Já escrevi aqui no blog sobre outras revistas de design brasileiras, em atividade: Computer Arts e a Zupi. Entre as disponíveis na internet, indico a BAK e a Design&Life, repletas de imagens de inspiração, mas também com muito conteúdo entre artigos e entrevistas. Com seleções de trabalhos de ilustração, vetorial, fotografia e web recomendo: Vektorika; Dmag; e Kino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *