O futuro digital está notoriamente atrelado a ser SoLoMo (social, local and mobile). A cada nova ferramenta, pesquisa ou artigo, que procura devastar ou compreender o futuro digital e as relações sociais mediadas por computadores ou dispositivos móveis, parece apontar para o mesmo norte: SoLoMo (social local mobile).
O tema não é novidade, vem crescendo a largos passos, acompanhando as inovações tecnológicas e de comunicação, de maneira que caminha na linha tênue entre ser ou não uma tendência.
Antes de abordar o quanto SoLoMo já faz parte de nossas experiências sociais, locais e móveis, alguns pontos básicos a serem destacados e compreendidos:
– Real life + Internet + Real time = SoLoMo;
– O foco está nas pessoas, por isso não deve se limitar a dispositivos e aplicativos;
– Não se limita a smartphones e tablets;
– Pessoas curtem compartilham experiências;
– Deve-se contruir relacionamento, não espetacularização da marca;
– Conteúdo + Engajamento + SoLoMo = Advogados da marca;
– dispositivos e browsers cada vez mais mobile-friendly;
Ser ou não ser tendência, eis a questão
De acordo com um estudo do Tarcízio Silva sobre early early adopters, há uma curva de adoção de inovações, criada por Geoffrey Moore, em 1991, para descrever como acontece o fluxo de nascimento, adoção e ‘esquecimento’ de uma inovação. O mesmo pode ser aplicado às tendências.
No caso de SoLoMo, podemos considerar que está em fase de transição, entre early adopter e early majority, pendendo mais para deixando de ser tendência. Um dos principais pontos a ser observado para saber se algo deixou de ser tendência é quando grandes marcas passam a reverberar determinada inovação em forma de ação de marketing para o mercado. Para ilustrar cito alguns exemplos, tirado de um estudo da We Are Social:
Nike Running – a Nike criou uma ferramenta que permite os corredores acompanharem, compartilharem e compararem suas corridas, por meio de estatísticas e rotas traçadas pelo GPS.
Jimmy Choo – espalhou sacolas com um par de sapatos, em Londres, promovendo uma corrida entre fãs da marca. O primeiro que econtrasse a sacola, levava o par de sapato dentro dela;
Starbucks – torna-se mayor no Foursquare de qualquer uma das lojas e ganhe descontos no Frappuccino;
Outro motivo que aponta como SoLoMo está sendo incorporado progressivamente ao nosso cotidiano é que, ao observar as constantes inovações tecnológicas, comportamentos vão se delineando através das fotografias, por exemplo. Ao analisar o infográfico da Jiwire, podemos perceber que os homens compartilham mais imagens que possa estreitar ainda mais seus laços com amigos do que as mulheres, que por sua vez, compartilham mais imagens de viagens e experiências do que os homens.
Para conferir mais artigos sobre SoLoMo:
http://www.midiatismo.com.br/o-mobile/solomo-o-futuro-e-social-local-e-movel
http://mashable.com/2012/01/12/solomo-hyperlocal-search/
http://www.forbes.com/sites/fredcavazza/2011/09/19/the-truth-about-solomo/
http://www.fastcompany.com/1799122/solomo-and-future-mobile-technology
http://www.socialmediaexaminer.com/how-mobile-is-changing-social-media/
http://rocketfuel.com/newsroom/blog/making-sense-of-the-solomo-landscape
* Post por Mariana Ferreira, publicitária e gestora de mídias sociais na Dendê Brands.