“Decoding innovation’s DNA” é o tema de capa da technologyforecast, revista da PwC. Uma das matérias mais interessantes da edição tenta responder à pergunta “Can innovation be disciplined without killing it?”. Um gráfico mostra o que os CEOs acreditam que são as principais oportunidades para crescimento de negócios nos próximos anos: o papel do desenvolvimento de novos produtos/serviços aumenta espantosamente.
A matéria traz exemplos de desenvolvimento do bulbo de lâmpada, do algoritmo de busca do Google e do iPod. Sugerindo o conceito de “resolução de problemas” como núcleo para a pesquisa e desenvolvimento, a matéria sugere os seguintes passos:
1. Entender e especificar o problema funcional que precisa ser resolvido
2. Abstrair o problema específico para um princípio geral
3. Identificar soluções genéricas para o problema genérico
4. Traduzir as soluções genéricas em soluções específicas, inventando uma nova abordagem
Tente pensar isso pra agência em que você está trabalhando. As mudanças constantes nas tecnologias, comportamentos e cenário do mercado estão sendo enfrentadas com inovação e desenvolvimento?