O e-book “Comunicação e Marketing Digitais” é uma coletânea organizada por Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, profissionais baianos de relações públicas. Será lançado no dia 06 de maio, no ccongresso da Abrapcorp. Convidado pelo Chamusca, escrevi com a Renata Cerqueira um artigo sobre métricas para mídias sociais. Com o título “Mensuração em Mídias Sociais: quatro âmbitos de métricas”, reunimos alguns debates sobre o tema e nossa abordagem – que pode ser vista de forma resumida no slideshow “Métricas para Mídias Sociais“.
Ao todo são nove artigos divididos em três seções: aspectos conceituais e práticos; métricas; inovações. Marcel Ayres, Aline Bessa e Danila Dourado são responsáveis pelo artigo “Netnografia e Coolhunting: identificando aspectos comportamentais e tendências nas Mídias Sociais”, que também sistematiza algumas reflexões engendradas no contexto de nossa agência. Entre os outros artigos, contribuições de Martha Gabriel, Mirna Tonus e Patrícia Moura reiteram a qualidade da publicação.
Leia o prefácio, por Paulo Nassar, e a apresentação escrita pelos organizadores, no blog Ciberpúblicos.